Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Terça, 06 de dezembro de 2011, 12h29

Implantação do Processo Judicial Eletrônico permitirá mais agilidade aos operadores


Os operadores do Direito presentes na tarde desta segunda-feira (5 de dezembro) no ato de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no novo Juizado Especial da Fazenda Pública, que funciona no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, foram unânimes em afirmar que o sistema representa uma revolução na justiça brasileira. “Toda novidade leva algum tempo de adaptação, mas a expectativa é que o PJe trará celeridade na tramitação dos processos”, avaliou o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho.

Já o procurador-geral do Estado, Jens Prochnow Júnior, destacou que o PJe é importante na medida em que agiliza o trabalho dos procuradores, pois as ações ficarão arquivadas no sistema e isso permitirá mobilidade.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB/MT), Cláudio Stábile, a esperança é que o PJe reduza o tempo de tramitação da ação. “A morosidade da Justiça é uma das maiores reclamações da população e com o PJe estamos vislumbrando a diminuição desse trâmite, o que já é um grande passo”, enfatiza o advogado. “O advogado poderá acessar o processo de seu computador pessoal, a qualquer hora, a hora que o cliente precisar”, lembrou Stábile.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam), juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, destacou a modernidade do sistema. “A perspectiva de uma Justiça sem papel é muito moderna, porém, para que o juiz consiga acompanhar a demanda, garantindo a rapidez esperada, há a necessidade de estruturação dos gabinetes, com mais assessores que auxiliem o magistrado”, assinalou.

O juiz diretor do Foro da Capital, Adilson Polegato de Freitas, lembrou que mais uma vez o Fórum da Capital será o responsável pelo projeto piloto em Mato Grosso e que isso representa uma honra para o fórum. Além da celeridade, o magistrado também comentou sobre a comodidade do PJe. “Tanto o juiz quanto o advogado poderão ter acesso ao processo a qualquer hora do dia e da noite”.

Compuseram a mesa da solenidade de instalação do Juizado Especial da Fazenda Pública e da implantação do projeto piloto do PJe o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, o vice-presidente do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva, o diretor do Foro da Comarca de Cuiabá, juiz Adílson Polegato de Freitas, o presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam), Agamenon Alcântara Moreno Júnior, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, o procurador-geral do Estado, Jenz Prochnow Júnior, o procurador-geral do Município, Fernando Biral, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), Cláudio Stábile.

Também compareceram ao evento de lançamento os desembargadores Orlando de Almeida Perri, Alberto Ferreira de Souza, José Tadeu Cury, José Jurandir de Lima, Teomar de Oliveira Correia, Carlos Alberto Alves da Rocha e Dirceu dos Santos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114