Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sábado, 12 de abril de 2014, 22h37

Irã insiste em escolha para enviado da ONU e critica EUA


 O Irã criticou neste sábado a decisão dos Estados Unidos de negar visto a seu indicado como novo enviado às Nações Unidas, dizendo que levaria o caso diretamente ao órgão global.

"Não temos um substituto para Abutalebi e vamos acompanhar a questão via mecanismos legais nas Nações Unidas", disse Abbas Araghchi, funcionário do Ministério das Relações Exteriores iraniano, citado pela agência de notícias Irna.

Os EUA disseram na sexta-feira que não dariam visto para Hamid Abutalebi, citando as ligações do enviado com a crise de reféns do Irã entre 1979 e 1981.

Washington apontou as suspeitas de que Abutalebi tenha feito parte do grupo de estudantes muçulmanos que sequestrou o embaixador norte-americano em Teerã em novembro de 1979 e manteve outros 52 norte-americanos como reféns por 444 dias.

O diplomata já afirmou anteriormente que atuou como intérprete para os militantes.

O presidente norte-americano, Barack Obama, está sob forte pressão doméstica para não permitir que Abutalebi entre no país para assumir seu cargo em Nova York, levantando preocupações de que a disputa possa interromper as frágeis negociações entre Teerã e as seis principais potências do mundo, incluindo Washington, sobre seu programa nuclear.

(Por Mehrdad Belali)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114