Cuiabá | MT 25/04/2024
Mundo
Quinta, 24 de julho de 2014, 07h52

Drama argentino em cartaz na Sessão Coxiponés


O Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), exibe nesta quinta-feira (24), o premiado filme argentino A História Oficial, de Luís Puenzo, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, em 1986. A história se passa em Buenos Aires, década de 1980. Alícia – interpretada por Norma Aleandro, que ganhou o prêmio de melhor atriz em Cannes (1985) – é uma professora de história casada com Roberto (Héctor Alterio) e mãe adotiva da pequena Gaby (Anália Castro).

Alícia, alheia à realidade Argentina, começa a ter consciência dos acontecimentos recentes do país, mergulhado na ditadura militar, quando reencontra Ana (Chunchuna Villafañe), uma velha amiga que acaba de voltar do exílio. Sedenta por respostas, ela decide buscar pistas sobre a misteriosa origem de sua filha.

O filme foi lançado na Argentina no mesmo dia em que o país iniciava o julgamento de militares envolvidos com a ditadura, em 1985. Por motivos de segurança, sua produção foi realizada em segredo nos anos finais do militarismo argentino iniciado, em 1976, com a deposição da presidente Isabel Perón pelas Forças Armadas.

A História Oficial faz parte do ciclo de filmes dedicados ao universo feminino que o Cineclube Coxiponés exibe até outubro. Em julho, as exibições são dedicadas a narrativas que ligam o feminino a temas históricos. A sessão do Coxiponés é gratuita e começa às 19h, no auditório do Centro Cultural da UFMT 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114