Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Quinta, 13 de novembro de 2014, 12h05

NU quer ser mais conhecida no Brasil


Uma pesquisa divulgada pela representação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil mostra que 74% dos brasileiros conhecem ou ouviram falar do organismo internacional, e 65% avaliam sua atuação como positiva ou muito positiva.

Feita pelo Ibope com 2002 entrevistados, com margem de erro de 2% e nível de confiança de 95%, a pesquisa é a primeira patrocinada pela representação para saber o nível de conhecimento ONU entre os brasileiros.

No grupo dos que declararam conhecer a ONU, 22% avaliaram sua atuação como positiva, 43% como muito positiva e 2% consideram negativa. O percentual de 33% que não souberam avaliar ou preferiram não responder indica que parte considerável da população não tem informações sobre a mais influente organização internacional.

A conclusão é corroborada pelo fato de 36% dos entrevistados não saberem ou não quererem responder sobre as áreas de atuação da ONU, mesmo com a apresentação das opções ajuda humanitária, manutenção da paz, desenvolvimento, conselho de segurança e outros, podendo ser marcada mais de uma área de atuação.

Ajuda humanitária foi assinalada por 42% dos entrevistados, enquanto manutenção da paz por 39%, e conselho de segurança por 20%. Desenvolvimento, que abrange campanhas de vacinação e convênios com órgãos públicos, principal área das agências da ONU no Brasil, foi marcada por 21%.

O diretor do Centro de Informação da ONU para o Brasil, Giancarlo Summa, disse à Agência Brasil que a organização é associada aos grandes temas humanitários, como campos de refugiados e combate ao ebola. No Brasil, no entanto, suas atividades vem desde o fim da década de 1940, e foram se modificando ao longo do tempo.

“Hoje, temos uma atuação em muitos estados, associados a órgãos do governo, em coisas muito diferentes, que vão do apoio aos refugiados que estão no Brasil a vacinas, empoderamento de mulheres, luta contra a violência, luta contra homofobia, programas ambientais, saúde indígena, e por aí vai”, explicou.

Duas ferramentas para ampliar o conhecimento da população sobre o trabalho da ONU foram lançadas hoje. A primeira é um portal informativo, a maior fonte de informação sobre a organização, em português. A segunda é o aplicativo que permite acesso às informações por meio de telefones com acesso à internet. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114