Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sábado, 20 de dezembro de 2014, 15h07

Tunísia promove no domingo segundo turno das eleições presidenciais


A Tunísia faz no domingo (21) o segundo turno das eleições presidenciais, entre o líder do partido laico Nidaa Tounès, Béji Caïd Essebsi, e o atual presidente Moncef Marzouki.

Quase 5,3 milhões de eleitores estão aptos a votar para escolher entre Essebsi, que obteve 39,46% dos votos no primeiro turno, ocorrido no dia 23 de novembro, e Marzouki, que teve 33,43% dos votos.

É a primeira vez, desde a independência, em 1956, que os tunisianos escolhem livremente o presidente do país.

A vitória no primeiro turno de Essebsi, de 88 anos, consolidou os resultados obtidos nas eleições legislativas de 26 de outubro pelo partido laico Nidaa Tounès, uma coligação heterogênea de militantes de esquerda, sindicalistas, empresários e antigos membros do regime, unidos pela oposição aos islâmicos do partido Ennahda.

Essebsi disputa a Presidência com o presidente Moncef Marzouki, de 69 anos, que viveu anos no exílio na França. Ele voltou à Tunísia após a revolução de 2011 e foi eleito presidente interino pela Assembleia Constituinte.

Essas eleições encerram o ciclo de transição política iniciado com a revolução de 2011 que depôs Zine el Abidine Ben Ali, que estava no poder há 23 anos.

A Tunísia enfrenta importantes problemas de segurança, com forte presença de extremistas e o recrutamento de milhares de tunisianos pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Esta semana, um grupo dos jihadistas que combatem ao lado do Estado Islâmico reivindicou o assassinato em 2013 dos opositores tunisianos Chokri Bealid e Mohamed Brahmi, cujas mortes desencadearam uma grave crise política no país. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114