Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Quinta, 22 de janeiro de 2015, 15h32

Polícia Civil deflagra operação para concluir 200 inquéritos de homicídios e latrocínios


Concluir 200 inquéritos policiais de crimes dolosos contra a vida: homicídios e latrocínios. Está é a principal meta da "Operação Sicários", deflagrada nesta quarta-feira (21.01), pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, dentro do plano operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), de 100 dias de ações ostensivas de combate à criminalidade no Estado de Mato Grosso.

A operação é realizada simultaneamente em Cuiabá, Várzea Grande e no interior do Estado de Mato Grosso, para reforçar as ações da operação Impacto, da Sesp. Na região metropolitana a operação é coordenada pela Diretoria Metropolitana e leva o nome de "Operação Sicários - M". No interior a supervisão é da Diretoria do Interior com a denominação de "Operação Sicários - I".

O delegado geral da Polícia Civil, Adriano Peralta Moraes, informou que a operação "Sicários" terá duração de três meses e 11 dias, iniciando no dia 21 de janeiro e finalizando no dia 30 de abril. "Cada uma das Diretorias terá a meta de concluir 100 inquéritos no prazo de 100 dias de casos de homicídios dolosos e latrocínios, com definição de autoria", explicou Peralta.

Conforme Peralta, no interior do Estado, a operação envolverá todos os municípios, mas as cidades de Rondonópolis e Sinop terão atenção especial devido aos índices de crimes graves que preocupam à Segurança Pública. "A diretoria fará o acompanhamento semanal dos trabalhos e dos resultados alcançados na operação", afirmou.

O balanço final da operação será apresentado pela Polícia Judiciária Civil no dia 5 de maio.

Sicário - do latim sicarius, "homem da adaga". O termo sicário é usado para designar assassinos contratados numa referência às pessoas que matam em troca de dinheiro ou mesmo de promessas de grandes recompensas. Com o tempo o termo sicário ou sicarii passou também a designar assassinos contratados, numa referência às pessoas que matam em troca de dinheiro ou mesmo de promessas de grande recompensas. O nome assassino deriva da Ordem dos Assassinos, uma seita fundada no século XI por Hassan ibn Sabbah. Hoje esta palavra é empregada para designar o homicida, voluntário ou involuntário. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114