Cuiabá | MT 19/04/2024
Mundo
Quarta, 28 de janeiro de 2015, 08h24

AirAsia: Exército indonésio anuncia fim das operações de busca


O Exército indonésio encerrou as operações, no Mar de Java, para retirada do avião da AirAsia, após várias tentativas fracassadas de recuperar a fuselagem e encontrar mais corpos. O avião caiu no mar em 28 de dezembro do ano passado.

"As nossas forças foram retiradas" da zona de busca, ao largo da Ilha do Bornéu, declarou o contra-almirante Widodo, que supervisionava as operações de busca e socorro. "Pedimos desculpa às famílias das vítimas", acrescentou.

O chefe da agência de busca e socorro indonésio, Bambang Soelistyo, informou que seriam mantidos alguns trabalhos. "Vamos continuar tentando corresponder às expetativas dos parentes das vítimas, mas a operação não terá grande dimensão."

Até agora, foram recuperados apenas 70 corpos das 162 pessoas que estavam a bordo do Airbus A320-200, que fazia a ligação entre a cidade indonésia de Surabaia e Cingapura.

Um porta-voz do Exército indonésio Faud Basya indicou que a fuselagem estava destruída. "Quando tentamos levantar a fuselagem, ela se partiu. Não podemos encontrar mais corpos", declarou.

Desde sábado (24), as equipes indonésias fixaram flutuadores gigantes à fuselagem, a 30 metros de profundidade, na tentativa de emergir os destroços e recuperar corpos presos. A fuselagem flutuou durante dois minutos, mas voltou a afundar.

As caixas-pretas foram recuperadas e estão sendo analisadas pelos investigadores que deverão apresentar um relatório preliminar na quinta-feira (29). De acordo com o ministro dos Transportes indonésio, Ignasisus Jonan, o avião fez uma subida rápida, antes de cair no mar.

Um relatório preliminar da agência meteorológica da Indonésia indicou que as condições atmosféricas "desencadearam o acidente". A geada pode ter causado a queda da aeronave, que encontrou nuvens com temperaturas entre -80 graus Celsius (ºC) e -85ºC. Vários peritos, no entanto, questionaram essa hipótese, por considerarem que as informações disponíveis eram insuficientes para estabelecer, com exatidão, as causas do acidente. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114