Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Quinta, 29 de janeiro de 2015, 07h18

Rússia cortará despesas públicas em 10% para enfrentar crise


O governo da Rússia apresentou um plano para fazer frente à crise que prevê um corte de 10% nos gastos públicos na maioria das rubricas do orçamento e uma redução anual de 5% para o triênio 2016-2018. Documento publicado no portal do Executivo russo informa que os cortes orçamentários não afetarão programas sociais, gastos na área da defesa, subvenções à agricultura, nem as obrigações internacionais do país.

“É necessário alcançar o equilíbrio do sistema orçamentário para 2017, de acordo com o nível estimado dos preços dos principais produtos de exportação russos”, diz o plano governamental.

O governo considera que a estabilização paulatina das matérias-primas nos mercados internacionais e os passos dados pelo Banco Central da Rússia vão permitir “normalizar a situação no mercado de divisas e criar condições para uma significativa diminuição das taxas de juros”.

No último ano, devido à queda dos preços do petróleo e às sanções econômicas impostas à Rússia por causa da crise na Ucrânia, a moeda do país desvalorizou-se mais de 50% frente ao dólar. Para travar a depreciação do rublo, o Banco Central russo elevou, em dezembro último, a taxa de juros de 10,5% para 17%.

O presidente Vladimir Putin garantiu, em dezembro do ano passado, que a economia russa sairá da atual crise econômica. Ele atribui a situação a fatores externos, como a queda dos preços do petróleo, no pior dos cenários, mantendo-se nos próximos dois anos. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114