Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Sexta, 30 de janeiro de 2015, 12h46

Ucrânia, Rússia e separatistas reúnem-se amanhã para negociar trégua em conflito


Representantes da Ucrânia, dos separatistas, da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce) voltam a se reunir em Minsk, capital da Bielorússia, para negociar uma trégua no conflito, que voltou a se agravar nesta semana.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússi, a informação sobre a reunião foi dada pelo Grupo de Contato sobre a Ucrânia.

Conforme comunicado da Presidência da Ucrânia, pouco antes, o presidente Petro Poroshenko tinha apelado ao Grupo de Contato, composto por um ex-presidente ucraniano, o embaixador russo em Kiev e um representante da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, para “realizar consultas urgentes [com os rebeldes] e tentar obter um cessar-fogo imediato”.

Autoridades separatistas de Donetsk confirmaram que terão representantes em Minsk, mas manifestaram dúvidas sobre a data da reunião. “Se o encontro ocorrer em Minsk, naturalmente vamos participar. Mas não quero precipitar as coisas, porque, no passado, negociações foram anuladas várias vezes”, disse Andrei Pourguine, presidente do "Parlamento" da república separatista.

O dirigente da república rebelde vizinha de Lugansk, Igor Plotnitski, informou que também enviará representante. “Se houver documentos para assinar, eu e [o ‘presidente’ de Donetsk] Alexandr Zakhartchenko também iremos.”

A última rodada de conversações em Minsk, em 24 de dezembro, não gerou qualquer acordo. Por isso, a situação no Leste da Ucrânia degradou-se, com os rebeldes lançando, em meados de janeiro, nova ofensiva contra as forças ucranianas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), desde o início do conflito, em abril de 2014, mais de 5 mil pessoas foram mortas. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114