Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sexta, 30 de janeiro de 2015, 12h57

Instituto promove atendimento oftalmológico gratuito no Rio


Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que têm dificuldade para marcar consultas oftalmológicas podem ser atendidos na sede do Lions Clube, no Andaraí, na zona norte da cidade. No local, as pessoas são atendidas pelo programa social do Instituto Ver & Viver, uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, que tem colaborado em diversas campanhas de saúde visual no município.

A supervisora do Instituto Ver & Viver, Diana Paes, disse que o instituto “faz parte de um projeto global chamado 2.5 New Vision Generation, cujo objetivo é levar o acesso à correção visual ao maior número de pessoas possível. Com a parceria privada, foi desenvolvida uma lente pré-cortada de policarbonato que pode ser montada na hora, uma inovação deste projeto”. No Brasil, a ONG estabelece parcerias para promoção de campanhas. O instituto ou o parceiro leva o médico até as pessoas para que tenham atendimento gratuito e oportunidade de adquirir os óculos por um valor acessível.

Além de atender crianças, o projeto estende-se a pessoas a partir de 18 anos, preferencialmente aos que nunca usaram óculos. Já os pacientes que necessitarem de correção para o tratamento de distúrbios oculares como miopia e hipermetropia poderão adquirir na hora óculos com lentes adequadas a preços que variam entre R$ 55 a R$ 120.

Alguns pacientes falaram sobre a demora que enfrentavam no atendimento na rede pública de saúde, como o montador de motocicletas Johnnys Ricardo de Medeiros, de 27 anos. “Fui a um clínico, depois tive que aguardar de três a cinco meses o agendamento pela central de regulação para uma possível marcação da consulta. O problema na minha vista esquerda só foi diagnosticado quando fui renovar a carteira de habilitação”, disse ele.

A ONG destacou que o cuidado com a visão e a correção de problemas comuns como miopia, astigmatismo e hipermetropia, que atingem de crianças a idosos, é fundamental. Além disso, o paciente pode ter doenças crônicas como o glaucoma, que, se não for diagnosticado precocemente, pode causar cegueira.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 2,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso às correções. No Brasil, ao menos 40 milhões de pessoas - cerca de 20% da população – estão nesta situação. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114