Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Terça, 19 de maio de 2015, 10h38

Livro reúne panorama internacional sobre educação comparada


O seminário Internacional "Repensando a universidade comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos" realizado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na semana passada, foi palco do lançamento do livro "Educação Comparada – Panorama Internacional e Perspectivas – Volume II". A obra analisa criticamente os desafios desse campo de estudos e suas perspectivas para o futuro.

Para a organização do evento, a publicação representa o esforço do encontro em reunir expertise no assunto e sensibilizar quanto à relevância do tema. O livro é organizado pelos professores Robert Cowen, do Instituto de Educação de Londres e Andreas Kazamias, da University of Wisconsin Madison. Os dois foram responsáveis pelas conferências realizadas durante o seminário. Confira.

Robert Cowen definiu o livro como um projeto brasileiro. "Nós fizemos uma contribuição, mas isso [o livro] é Brasil: quando se coloca em movimento não há quem possa parar. Agradeço a energia e na vontade da Capes, da Unesco e da equipe responsável pela publicação de uma obra tão extensa em tempo recorde. Diante dos desafios enfrentados e expostos aqui, minha melhor resposta seria: continuem sendo brasileiros. Pois é assim é em educação comparada, o que se move se transforma. Essa é a grande lição".

O professor grego Andreas Kazamias chamou atenção para a ênfase do livro sobre os novos panoramas e maneiras de pensar na área de educação, como o feminismo. "Não focamos em sistemas específicos nacionais, mas em questões e problemas que envolvem a educação em todo mundo", ressaltou.

Segundo o pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Robert E. Verhine o livro possui relevância inédita na área. "Trata-se de uma obra que reúne trabalhos empíricos e teóricos, experiências e análises filosóficas, reflexões sobre o passado e projeções para o futuro. Abordagens muito diferentes e tudo dentro da noção de educação comparada. Este livro serve duas funções: educa o leitor sobre o panorama mundial a respeito de diversos assuntos e fornece muitas ferramentas para quem quer trabalhar na área de educação comparada. É ao mesmo tempo manual e bíblia para conhecimento", definiu.

O livro "Educação Comparada – Panorama Internacional e Perspectivas –Volume II" está disponível online e pode ser adquirido no site da Unesco. Acesse. (Capes) 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114