Cuiabá | MT 23/04/2024
Mundo
Terça, 19 de maio de 2015, 21h17

19/05/2015 13h20 - Atualizado em 19/05/2015 14h12 Oito frigoríficos brasileiros poderão voltar a exp


Do G1, em Brasília

Medida consta de um dos 35 acordos assinados nesta terça entre os países. China impôs embargo à carne brasileira em 2012 e retirou em 2014. Acordo assinado entre Brasil e China nesta terça-feira (19) permite a oito frigoríficos brasileiros exportar carne bovina para o país asiático, segundo o Ministério da Agricultura.

O acordo, que tem o nome técnico de Protocolo de Requisito de Saúde e Quarentena, foi um dos 35 assinados entre o governo brasileiro e o chinês por ocasião da visita do primeiro-ministro Li Keqiang a Brasília.Em dezembro de 2012, após uma suspeita não confirmada de registro de mal da vaca louca no Paraná. a China suspendeu a compra de carne do Brasil.

O embargo comercial foi suspenso em julho e retirado oficialmente em novembro do ano passado, mas, para exportar, os produtores de carne brasileiros necessitam de uma habilitação concedida pelo governo chinês.

"A assinatura do protocolo criará um ato jurídico necessário para a retomada das exportações de carne bovina para a China de forma sustentável e será implementada imediatamente com a habilitação feita pela China nos primeiros oito estabelecimentos exportadores brasileiros", afirmou a presidente Dilma Rousseff em declaração à imprensa após a assinatura dos atos.

Dilma disse que outros nove frigoríficos estão "na fila", à espera de autorização das autoridades chinesas a fim de exportar carne para aquele país.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114