Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Quinta, 28 de maio de 2015, 08h58

Fifa: confederação asiática apoia Blatter e é contra adiamento de eleições


A Confederação Asiática de Futebol (CAF) reiterou hoje (28) seu apoio ao presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e se opôs ao adiamento das eleições para definir o comando da instituição, previstas para amanhã (29), apesar da detenção de sete dos dirigentes por corrupção.

A CAF, que em 2012 suspendeu o seu ex-presidente Mohamed Bin Hammam por corrupção, é o terceiro bloco regional na Fifa, com 47 países-membros e considerada uma aliada do atual presidente.

"A Confederação Asiática de Futebol expressa a sua decepção e tristeza pelos acontecimentos de quarta-feira, em Zurique, ao mesmo tempo que se opõe a qualquer adiamento nas eleições presidenciais da Fifa de sexta-feira, 29 de maio", disse a CAF, em comunicado.

"[Somos] contra qualquer forma de corrupção no futebol", disse. “[Apoiamos] totalmente as ações tomadas pelo comitê independente de ética da Fifa, seja onde for que tenham sido os crimes, afetem ou não dirigentes asiáticos", acrescentou.O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da Fifa, por conspiração e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que são investigados pagamentos de subornos no valor de US$ 151 milhões (quase 140 milhões de euros).

Entre os acusados estão dois vice-presidentes da Fifa, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman e que é também presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas(Concaf), assim como o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol).

Entre os dirigentes indiciados estão o brasileiro José María Marín, membro do comitê da Fifa para os Jogos Olímpicos Rio2016, o costarriquenho Eduardo Li, Jack Warner, de Trinidad e Tobago, o nicaraguense Júlio Rocha, o venezuelano Rafael Esquivel e Costas Takkas, das Ilhas Cayman.

A Fifa suspendeu provisoriamente 11 pessoas de toda a atividade ligada ao futebol: os nove dirigentes ou ex-dirigentes indiciados e ainda Daryll Warner, filho de Jack Warner, e Chuck Blazer, ex-membro do Comitê Executivo da Fifa e supostamente informante da Procuradoria norte-americana, que já esteve suspenso por fraude.

A acusação surge depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido Webb, Li, Rocha, Takkas, Figueredo, Esquivel e Marin ontem (27), num hotel de Zurique, a dois dias das eleições para a presidência da Fifa, à qual concorrem o atual presidente, o suíço Joseph Blatter, e Ali bin Al Hussein, da Jordânia.

As autoridades suíças abriram investigação para verificar a definição das sedes dos mundiais de 2018 e 2022, na Rússia e no Catar, respectivamente. 

 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114