Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Quinta, 23 de julho de 2015, 17h06

ONU: solução de coexistência Israel-Palestina está mais longe do que nunca


O enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Oriente Médio, Nickolay Mladenov, alertou hoje (23) que a solução da coexistência de dois estados – Israel e Palestina – está atualmente “mais longe do que nunca”, e pediu às partes uma “ação decidida” para alcançar a paz.

“O apoio à solução de dois estados entre palestinos e israelenses está diminuindo”, disse Nickolay Mladenov perante o Conselho de Segurança, que hoje promove debate especial sobre a situação na região.

A via da coexistência pacífica de dois estados – solução defendida pelas Nações Unidas para terminar o conflito – está “sendo ameaçada”, entre outras coisas, pela “construção de colônias, incidentes de segurança, violência relacionada com a ocupação e falta de unidade palestina”, enumerou o enviado especial.

A situação está, segundo Mladenov, ainda mais agravada pelo “auge do extremismo violento e do terrorismo na região”, que coloca em perigo tanto as aspirações palestinas de criação de um estado quanto os desejos de segurança de Israel.

“No atual clima de desconfiança, a comunidade internacional deve trabalhar com israelenses e palestinos para criar as condições, regional e internacionalmente, para regressar às negociações em um prazo de tempo razoável”, defendeu o enviado da ONU.

De acordo com Mladenov, “é tempo de agir decididamente perante a crescente percepção de que a solução de dois estados está morrendo lentamente”.

O representante da ONU saudou as tentativas da comunidade internacional, lideradas pela Europa, para impulsionar uma nova iniciativa diplomática que possa desbloquear a situação com a ajuda dos países árabes. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114