Cuiabá | MT 17/04/2024
Mundo
Segunda, 27 de julho de 2015, 21h24

EUA e Turquia querem criar área segura e livre de jihadistas no Norte da Síria


Os Estados Unidos e a Turquia decidiram ampliar a cooperação militar com o objetivo de erradicar o grupo Estado Islâmico (EI) do Norte da Síria, e criar uma zona “livre” e “segura” ao longo da fronteira turca-síria.

“O objetivo é estabelecer uma zona livre do EI e melhorar a segurança e a estabilidade ao longo da fronteira entre a Turquia e a Síria", afirmou, à agência francesa AFP, um responsável militar norte-americano, à margem da visita oficial do presidente norte-americano, Barack Obama, à Etiópia.

A mesma fonte disse que as duas partes “continuam a trabalhar” sobre os detalhes deste plano.

O responsável adiantou, no entanto, que “qualquer esforço militar conjunto não irá incluir a imposição de uma zona de exclusão aérea”, uma exigência antiga de Ancara.

Fontes turcas e norte-americanas citadas hoje pelo jornal The Washington Post explicaram que os planos de Ancara e de Washington consistem na criação, com recurso a ataques aéreos, de uma zona livre de jihadistas que irá abranger mais de 100 quilômetros da fronteira turca-síria e cerca de 65 quilômetros para o interior do território sírio.

Esta zona segura irá estender-se para o norte da província de Alepo, entre as localidades de Azaz e Jarabulus, uma região controlada em grande parte pelos combatentes do EI e palco de confrontos com as forças curdas e grupos rebeldes sírios.

A Turquia pretende que esta zona seja um refúgio seguro para os cerca de 2 milhões de refugiados sírios que fugiram da guerra civil síria através da fronteira turca. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114