Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Quarta, 29 de julho de 2015, 16h47

Trinta e sete mil imigrantes foram interceptados no Eurotúnel desde janeiro


O grupo Eurotúnel disse hoje (29) que interceptou, desde janeiro, mais de 37 mil imigrantes e pediu à França e ao Reino Unido que tenham uma “resposta apropriada”. Segundo a empresa, entre a noite de terça-feira e o dia de hoje, houve 1,5 mil tentativas de invasão do túnel, e uma pessoa morreu.

“O Eurotúnel alertou, há vários meses, a comissão intergovernamental do túnel sobre o Canal da Mancha e os Poderes Públicos sobre a explosão do número de imigrantes presentes em Calais [Norte da França] e as consequências, às vezes dramáticas, que isso poderá ter”, diz nota divulgada pelo grupo que gere a concessão do túnel no Canal da Mancha.

A nota destaca que a situação “ultrapassa o que um concessionário pode fazer de forma razoável”.

Nas últimas semanas, o túnel no Canal da Mancha tem sido invadido diariamente pelos imigrantes mantidos em Calais pelas autoridades, mas que querem passar para o Reino Unido.

De ontem para hoje, 1,5 mil imigrantes tentaram invadir o local e, na véspera, cerca de 2 mil tentaram passar pelo túnel, que liga a França ao Reino Unido, números jamais vistos pelo grupo gestor do Eurotúnel.

Até o final do ano, segundo a empresa, “novas cercas ao redor das plataformas de embarque” serão colocadas. Além dos “efetivos de segurança, cujo número foi duplicado, num total de 200 pessoas, há equipes com cães”.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, anunciou hoje o envio de mais 120 policiais para Calais, sobretudo para atuarem na entrada do Eurotúnel, submetido a uma pressão migratória sem precedentes.

A decisão foi adotada depois de, entre a noite de terça-feira e hoje, uma pessoa ter morrido na zona do túnel, atropelada por um caminhão que ia para o Reino Unido. Foi a nona morte nos últimos meses.

Cazeneuve lembrou que, desde 2012, multiplicaram-se os meios humanos implementados pelo Estado em Calais e pediu uma “abordagem global” do problema da imigração na Europa.

O ministro assegurou que os conflitos na Etiópia, Eritreia, no Sudão, na Síria, no Iraque e no Afeganistão fizeram aumentar o número de imigrantes e que tal situação tem “repercussões particularmente duras” em Calais, onde 3 mil imigrantes querem chegar, "a qualquer preço", ao Reino Unido.

Cazeneuve informou que o governo britânico acabou de anunciar que investirá 10 milhões de euros para melhorar a segurança no Eurotúnel. Segundo ele, o objetivo das autoridades é “manter a ordem pública, desmantelar as redes ilegais de tráfico humano, remover os clandestinos do local e encontrar soluções humanitárias para os imigrantes e aos que pedem asilo”.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou a situação “muito preocupante” e garantiu que o Reino Unido está trabalhando em “estreita colaboração” com as autoridades francesas para tentar controlar este problema. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114