Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Segunda, 03 de agosto de 2015, 09h04

Japão cobra explicações dos Estados Unidos sobre denúncias de espionagem


O governo japonês pediu hoje (3) explicações ao governo norte-americano sobre a denúncia do portal WikiLeaks, segundo a qual a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos espia há vários anos o governo, empresas e banco do Japão.

“Pedimos encarecidamente ao diretor da agência de inteligência nacional dos Estados Unidos [James] Clapper que verifique os fatos”, disse hoje o porta-voz do governo nipônico, Yoshihide Suga, durante uma coletiva de imprensa.

O site WikiLeaks publicou, na sexta-feira (30), documentos em que assegura que a NSA espiou o governo e várias empresas do país asiático. Além de relatórios, o portal fundado por Julian Assange compilou uma lista de 35 alvos japoneses de “alta prioridade” para interceptação telefônica, na qual figuram o governo, o Banco Central do Japão, vários ministérios e grandes grupos empresariais como a Mitsubishi.

Segundo o Wikileaks, as escutas começaram 2006, quando o atual primeiro-ministro Shinzo Abe governava pela primeira vez. “Se for verdade, o Japão, como aliado [dos Estados Unidos], consideraria os feitos realmente lamentáveis”, afirmou Suga, em declarações reproduzidas pela agência Kyodo.

Segundo o Wikileaks, as informações obtidas “demonstram um conhecimento pormenorizado de decisões internas do Japão sobre questões como as importações de produtos agrícolas e os diferendos comerciais, as posições japonesas no ciclo de negociações multilaterais de Doha da Organização Mundial de Comércio, sobre energia nuclear e emissões de gases com efeito de estufa”. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114