Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Terça, 18 de agosto de 2015, 19h17

Ataque do Boko Haram no Nordeste da Nigéria deixa cerca de 150 mortos


Cerca de 150 pessoas morreram afogadas ou atingidas por tiros quando fugiam de um ataque do grupo radical islâmico Boko Haram a uma aldeia no estado de Yobe, no Nordeste da Nigéria, informaram hoje (18) os habitantes.

“Homens armados do Boko Haram atacaram a nossa aldeia na quinta-feira [13], o que levou à morte de cerca de 150 pessoas. A maioria das vítimas morreu afogada no rio quando tentava fugir”, disse à agência France Press (AFP) um habitante da aldeia de Kukuwa-Gari, Bukar Tijjani.

Informações sobre o ataque só foram conhecidas cinco dias depois, porque os postes de telecomunicações em volta da aldeia, a 50 quilômetros da capital do estado de Yobe, Damaturu, foram destruídos pelos rebeldes.

Um representante do governo local confirmou o ataque, mas informou que ele deixou cerca de 50 mortos.

O Boko Haram tem multiplicado os ataques e atentados suicidas nas últimas semanas. Segundo a AFP, os novos atos violentos deixaram pelo menos 900 mortos na Nigéria desde 29 de maio.

Durante esse período, o grupo radical promoveu ataques no Níger, Chade e em Camarões, países vizinhos da Nigéria.

Iniciada em 2009, a insurreição islâmica e sua repressão pelas forças nigerianas causaram mais de 15 mil mortes e deixaram mais de 1,5 milhão de desalojados.

O Boko Haram pretende criar um Estado Islâmico no Norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário do Sul, de maioria cristã. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114