Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Terça, 18 de agosto de 2015, 22h39

Governador apresenta Mato Grosso a investidores asiáticos


Taques apresentou as potencialidades de Mato Grosso em diferentes áreas

13 investidores da China, Tailândia e Coréia do Sul estão no Brasil a convite da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa)

O governador Pedro Taques recebeu, nesta terça-feira (18.08), um grupo de 13 investidores da China, Tailândia e Coréia do Sul, que estão no Brasil a convite da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com tradings do setor. Durante a reunião, no Palácio Paiaguás, Taques apresentou as potencialidades de Mato Grosso em diferentes áreas, em especial no ramo da indústria têxtil.

A reunião contou com a presença do vice-governador Carlos Fávaro; o secretário Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; o presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen Rodrigues; e o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Gustavo Piccoli.

Conforme Seneri Paludo, atualmente Mato Grosso produz 58% do algodão do país e tem potencial para dobrar a produção em pouco tempo, pois existem 12 milhões de hectares que ainda podem ser explorados de maneira sustentável no estado. Aos investidores, o gestor apresentou o Investe Mato Grosso, que está em fase de estruturação. O programa contará com ações para fortalecer a agroindústria, os setores florestal e mineral e o turismo.

O Governo, explicou Seneri, também contratou uma consultoria para a realização de uma reforma tributária no estado. O objetivo é simplificar os processos como medida para atrair novos investimentos. Uma agência de fomento para o desenvolvimento estadual também será criada para fornecer créditos, semelhante à atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Estamos trabalhando para resgatar a credibilidade de Mato Grosso e, ao mesmo tempo, nos organizar. O nosso estado é uma das únicas regiões do mundo que consegue aliar três fatores fundamentais para a produção. Pois, conseguimos produzir muita quantidade com qualidade, aliados a tecnologia”, completou o secretário.

Em Mato Grosso, o grupo de investidores já visitou fazendas da região de Sapezal, laboratórios e algodoeiras de Primavera do Leste. Eles ainda devem conhecer o campo experimental do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e visitar os estados da Bahia e Goiás. Segundo o presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen Rodrigues, a ideia do convite não foi mostrar apenas as fazendas e a capacidade da região, mas sim todos os esforços que estão sendo feitos para encurtar a distância entre o Estado e a Ásia.

Kumjorn Chuenchoochit, representante de uma indústria têxtil da Tailândia, afirmou que esta é a terceira vez que está no Brasil, mas há 13 anos não desembarcava em solo mato-grossense. Ele destacou a qualidade do algodão e das plantações e disse que ficou impressionado com o desenvolvimento do setor têxtil na região.

Pedro Taques destacou que uma das metas da gestão é industrializar o que é produzido em Mato Grosso e, por conta disso, a visita do grupo asiático levantou importantes questionamentos para aprimorar o setor. “A visita deles nos traz reflexões. O que precisamos fazer para melhorar? Uma das medidas que já estão sendo tomadas é desburocratizar os processos referentes a novos investimentos no estado”.

Para o governador, a distância em relação aos países asiáticos é minimizada por conta da proximidade com matéria prima e outros recursos encontrados em abundância no Estado. O governo também tem discutido a construção de uma ferrovia transcontinental, que poderá facilitar o escoamento da safra e dos produtos por meio do Oceano Pacífico, pelos portos do Peru.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114