Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Quarta, 26 de agosto de 2015, 10h23

Japão pede a Obama que investigue suposta espionagem de agência de segurança


O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu hoje (26) ao presidente norte-americano, Barack Obama, que investigue a suposta espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA, a sigla em inglês) ao governo de Tóquio e a várias entidades e empresas nipônicas.

Abe fez o pedido a Obama durante conversa telefônica mantida hoje, informou o porta-voz do Executivo japonês, ministro Yoshihide Suga, em entrevista.

O primeiro-ministro também pediu ao presidente norte-americano que adote “medidas apropriadas” sobre a suposta espionagem. Obama pediu desculpas pelo caso, disse Suga.

“Se for verdade, a nossa relação de confiança pode sair danificada”, afirmou o ministro em declarações divulgadas pela agência Kyodo.

No fim de julho, o portal WikiLeaks publicou uma série de documentos em que assegura que a NSA espionou o governo e várias empresas do Japão.

Além de relatórios, o portal fundado por Julian Assange incluiu uma lista de 35 alvos japoneses prioritários para interceptação telefônica, entre eles o governo, o Banco do Japão, vários ministérios e grandes grupos como a Mitsubishi.

Segundo o WikiLeaks, as escutas remontam a 2006, quando o atual primeiro-ministro, Shinzo Abe, governava pela primeira vez.

As informações obtidas “mostram conhecimento pormenorizado de decisões internas do Japão sobre questões como as importações de produtos agrícolas e as diferenças comerciais, as posições japonesas no ciclo de negociações multilaterais de Doha, da Organização Mundial do Comércio, sobre energia nuclear e emissões de gases de efeito estufa”. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114