Cuiabá | MT 24/04/2024
Mundo
Domingo, 27 de setembro de 2015, 11h23

Acordo com as Farc sacrifica justiça na Colômbia, diz Human Rights Watch


A Human Rights Watch informou ontem dia (26) que o acordo entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "sacrifica a justiça" para milhares de vítimas de graves violações de direitos humanos. "Apoiamos totalmente os esforços da Colômbia para alcançar um acordo de paz que ponha fim a anos de acontecimentos sangrentos, incluindo mecanismos inovadores para incentivar a responsabilização por violações de direitos humanos”, afirmou o diretor da organização para as Américas, José Miguel Vivanco.

Contudo, “ainda que a jurisdição especial contribua para que haja confissões, também vai permitir que os responsáveis máximos de atrocidades escapem à prisão, privando desse modo as vítimas de qualquer medida de justiça que minimamente respeite o sentido desse valor universal", disse Vivanco.

O governo colombiano e as Farc anunciaram na noite de quarta-feira (24), em Havana, um acordo considerado decisivo para a paz entre as partes.

O acordo prevê a criação de um tribunal especial para a paz, e o Estado colombiano vai conceder uma anistia “o mais ampla possível” aos delitos políticos, ficando de fora os crimes que na legislação da Colômbia estejam tipificados como sendo de lesa-humanidade, genocídio ou graves crimes de guerra.

O acordo contempla ainda a entrega das armas pelas Farc num prazo de 60 dias. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, já afirmou que o acordo de paz vai ser assinado no máximo “dentro de seis meses”. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114