Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Quarta, 07 de outubro de 2015, 12h14

Hezbollah responsabiliza Arábia Saudita por caos no Oriente Médio


O líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, responsabilizou a Arábia Saudita pelos caos no Oriente Médio e acusou o wahhabismo - movimento sunita ultraconservador dominante na monarquia saudita - de constituir uma ameaça para a região.

“A Arábia Saudita é responsável pelas mortes e pelo caos na nossa região. Desde a sua criação, como desde a [criação] de Israel, o seu papel tem sido servir aos interesses dos Estados Unidos”, afirmou Nasrallah, em discurso nessa terça-feira, divulgado hoje (7) pelo jornal Al Akhbar.

Nasrallah, que falou por ocasião do início do primeiro mês do ano muçulmano (Muharram), acusou também Riade de ter lutado contra o Hezbollah na guerra de 2006.

“Não devemos esquecer que o nosso inimigo é Israel, mas a ameaça existencial na região é o wahhabismo, que está se espalhando por todo o mundo”, disse.

“Os takfiris e os wahhabis não são sunitas, mas apenas uma pequena parte da nação muçulmana”, acrescentou, referindo-se tanto aos grupos jihadistas quanto aos grupos terroristas de inspiração islâmica.

As milícias do Hezbollah combatem na Síria ao lado do Exército de Bashar Al Assad. A Arábia Saudita, por seu lado, apoia vários grupos rebeldes que pretendem pôr fim ao regime. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114