Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Sexta, 09 de outubro de 2015, 08h49

Taques participa de seminário no Uruguai nesta 6ª feira


Governador também conhecerá sistema de fiscalização de gados implantado no Uruguai

O governador Pedro Taques participa nesta sexta-feira (09.10), em Montevidéu, no Uruguai, do Seminário Internacional Democracia e Liberdade de Expressão, organizado pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais do Brasil). O chefe do Executivo mato-grossense debate o tema democracia junto a outros membros do setor público brasileiro e uruguaio.

Professor de Direito Constitucional, Pedro Taques defende o regime democrático como ferramenta importante para a concretização de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais dos cidadãos. Para ele, a democracia se fundamenta na defesa da liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana. "A liberdade a que me refiro é a capacidade das pessoas de decidirem seu destino, de falar, de se expressar. A liberdade que precisa ser exercida em um Estado mínimo, um Estado que cumpra seus deveres", afirma o chefe do Executivo estadual.

Apesar do atual cenário de crise política e econômica no Brasil, Taques destaca que as instituições no Brasil estão em pleno funcionamento e garantem a independência em relação ao Poder Executivo.

O Meeting Internacional reúne, há duas décadas, líderes de grandes grupos empresariais e membros do setor público com o objetivo de fortalecer relacionamentos e promover oportunidades de negócios bilaterais entre o Brasil e países com potencial de intercâmbio econômico, comercial e cultural. É um importante estímulo às relações econômicas e diplomáticas do país.

O Seminário Internacional Democracia e Liberdade de Expressão contará com a presença do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez; os ex-presidentes da Bolívia, Jorge Quiroga e do Uruguai, Luis Alberto Lacalle; governadores do Rio de Janeiro, Luiz Pezão e de Goiás, Marconi Perillo; ministros brasileiros do Turismo, Henrique Alves; de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Armando Monteiro; Luiz Fernando Furlan, ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, além de 200 empresários de algumas das maiores empresas privadas do Brasil e 100 dirigentes empresariais uruguaios.

Carne uruguaia

Ainda no Uruguai, Taques conhecerá o sistema usado pelo Instituto Nacional de Carnes do governo (INAC) para controle de peso do gado. A implantação e manutenção do sistema fica a cargo do governo uruguaio que recebe as informações online instantaneamente e tem um maior controle de toda a carne produzida no país.

A adoção do sistema permitiu ao Uruguai um controle preciso sobre a arrecadação, eliminando a sonegação e garantindo melhor controle sobre a cadeia da carne (bovina, ovina, suína, etc). A previsão é de que o governador conheça esse sistema na sexta-feira (09.10) e no sábado (10), o chefe do Executivo visite um frigorifico que já opera o sistema.

Os dados do sistema utlizado pelo INAC também são compartilhados com os produtores, que têm controle rigoroso da produção comercializada. Para os frigoríficos, garantem matéria-prima com a rastreabilidade confiável e aumenta a confiança do produtor nas empresas e como consequência, a possibilidade de fazer novos negócios. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114