Cuiabá | MT 19/04/2024
Mundo
Sexta, 22 de janeiro de 2016, 13h09

Governo do Haiti mantém segundo turno das eleições presidenciais no domingo


O governo do Haiti confirmou a manutenção das eleições presidenciais no domingo (24) para evitar o risco de o país mergulhar “no caos”, apesar da recusa da oposição a participar e dos receios de violência e incertezas da comunidade internacional.

“Desde que tomei posse em 2011, sempre disse que iria partir em 7 de fevereiro de 2016”, disse o presidente Michel Martelly em discurso à nação nessa quinta-feira (21). "É por isso que queremos que a data de 24 de janeiro seja respeitada. As eleições devem ser realizadas e serão, sob a ordem e a disciplina”, acrescentou o chefe de Estado.

A oposição denuncia há dois meses “um golpe de Estado eleitoral”, fomentado por Martelly, que não pode candidatar-se a um segundo mandato consecutivo em virtude da Constituição.

No primeiro turno eleições, em 25 de outubro, o candidato apoiado pelo governo Jovenel Moïse obteve 32,76% dos votos, contra 25,29% de Jude Célestin. Célestin, que não faz campanha, disse segunda-feira (18) à agência France Presse que se recusa a participar da votação de domingo.

A Comissão Independente de Avaliação Eleitoral – criada a pedido da oposição – concluiu que a eleição de 25 de outubro foi “afetada por irregularidades”. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114