Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Segunda, 08 de fevereiro de 2016, 15h51

Detidos sete suspeitos do Estado Islâmico que preparavam atentados na Rússia


Sete presumíveis membros do grupo radical Estado Islâmico (EI) suspeitos de prepararem atentados em Moscou e São Petersburgo foram detidos no domingo (7) em Iekaterinburg (Urais), anunciaram hoje (8) os serviços de informação russos (FSB).

Segundo comunicado do FSB, os suspeitos são da Rússia e da Ásia Central. Nas casas dos detidos foram descobertos “um laboratório de explosivos, detonadores, armas de fogo, granadas e literatura extremista”.

O FSB informou ainda que os líderes chegaram ao território russo vindos da Turquia e previam partir para a Síria após a realização dos atentados.

Cerca de 2,9 mil russos, na maioria originários das repúblicas do Cáucaso, combatem nas fileiras do EI na Síria e no Iraque, segundo os serviços secretos russos.

De acordo com o instituto que fornece informações sobre segurança estratégica Soufan Group, o número de combatentes originários da Ásia central também aumentou significativamente em 2015, mais de 2,3 mil se deslocaram para a Síria ou Iraque.

Desde 30 de setembro que a Rússia, aliada do regime sírio, faz diariamente bombardeamentos aéreos na Síria, visando o EI e os alvos terroristas.

O Estado Islâmico e a Frente al-Nusra, o braço sírio da Al-Qaida, apelaram aos seus partidários para tomarem como alvo a população russa.

Em, 31 de outubro, um avião comercial russo foi alvo de um atentado no Sinai egípcio, reivindicado pelo EI, que causou a morte de 224 pessoas. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114