Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Segunda, 02 de maio de 2016, 09h11

Greenpeace divulga negociações sobre acordo de livre comércio entre UE e EUA


A organização não governamental (ONG) Greenpeace deve divulgar hoje (2) documentos sobre negociações entre a União Europeia e os Estados Unidos em relação ao Acordo de Livre Comércio e Investimento (TTIP). Os documentos revelam a “intenção deliberada de mudar o processo legislativo e democrático da União”.

O Greenpeace Holanda obteve os documentos confidenciais e vai publicá-los de forma a proporcionar “a tão necessária transparência” das negociações e “incentivar um debate” sobre o tratado, informou a organização em comunicado.

O Greenpeace destaca que os documentos confirmam “importantes riscos para o clima, o meio ambiente e a proteção do consumidor”. As proteções do meio ambiente, de longa tradição na União Europeia, parecem ter desaparecido nas negociações, diz o comunicado.

Em “nenhum dos capítulos se faz referência à regra de exceção geral incluída no Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, da Organização Mundial do Comércio, que permite aos países regular o comércio para proteger a vida e a saúde de seres humanos, animais e plantas” ou “para a conservação dos recursos naturais”, acrescenta a ONG.

Para a organização, a omissão dessa regra “sugere que as duas partes criam um regime que coloca o lucro à frente da vida e da saúde dos seres humanos, animais e plantas”.

Em relação ao clima, o Greenpeace garante que a proteção do meio ambiente será mais difícil com o TTIP, já que “não se pode encontrar nada que indique a proteção do clima” nos documentos, nem uma referência ao acordo da COP21, de Paris. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114