Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sexta, 24 de junho de 2016, 14h43

Papa diz que Brexit expressa vontade do povo e requer responsabilidade de todos


O Papa Francisco disse hoje (24) que o referendo que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia expressa a vontade da povo e requer grande responsabilidade para garantia do bem-estar dos britânicos.

O referendo foi realizado nessa quinta-feira (23) e o resultado, divulgado nas primeiras horas da manhã de hoje (24), mostra que, com 52% dos votos a favor, o Reino Unido decide deixar a União Europeia.

"Foi a vontade expressa pelo povo, e isso requer a todos nós uma grande responsabilidade para garantir o bem do povo do Reino Unido e também o bem e a convivência de todo o continente europeu. Assim eu espero", disse o Para Francisco a jornalistas ao ser informado, durante o voo de Roma a Yerevan (Armênia), sobre o resultado do referendo. O papa Francisco viajou nesta sexta-feira para Armênia, para uma visita de três dias ao país cristão.

A taxa de participação no referendo foi de 71,8%, a maior em votações no Reino Unido desde 1992. O Reino Unido é o primeiro país a sair da União Europeia desde a sua criação, mas a decisão não significa que o país deixará imediatamente de ser membro da UE. Esse processo pode demorar dois anos, de acordo com o Tratado de Lisboa.

Em pronunciamento à nação, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou sua renúncia. Ele deve deixar o cargo em outubro. Cameron sempre se posicionou favoravelmente à permanência do Reino Unido na UE e, durante os meses que antecederam o referendo, afirmou que o Brexit - união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída, em inglês) - poderia trazer graves consequências econômicas para o país.  

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114