Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Domingo, 28 de agosto de 2016, 09h51

Países do sul asiático propõem criação de rede de alimentação escolar


Representantes de Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Nepal, Paquistão e Sri-Lanka realizaram a primeira Reunião de Alimentação Escolar do Sul da Ásia, com o objetivo de compartilhar desafios, lições aprendidas e abordagens inovadoras dos programas de alimentação escolar de cada país.

Os participantes decidiram criar uma plataforma para compartilhamento regular de informações sobre alimentação escolar entre países do sul asiático, que terá o apoio do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

A plataforma vai oferecer assistência técnica a governos, além de oportunidades de aprendizado entre países, com apoio do Centro de Excelência contra a Fome no Brasil, para integrar objetivos específicos de nutrição e abordagens inovadoras aos programas de alimentação escolar.

A reunião entre os governos ocorreu em Paro, Butão, entre 16 e 18 de agosto, e os países participantes propuseram a criação da Rede de Alimentação Escolar do Sul da Ásia.

O primeiro-ministro do Butão, Tshering Tobgay, abriu a reunião destacando que o sul da Ásia é o lar de mais de um quinto da população mundial, abrigando também 44% dos pobres.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 162 milhões de crianças de até 5 anos da região têm déficit de crescimento. Outras 51 milhões de pessoas têm déficit de peso, muitas delas com deficiência severa. No Butão, a taxa de déficit de crescimento é de 21,2%, 9% das crianças estão abaixo do peso e 4,3% já apresentam déficit de peso.

“Temos muito trabalho a fazer”, afirmou Tshering Tobgay. “É nossa responsabilidade como adultos zelar por cada criança que nasce. O que está em nossas mãos é como essa criança vai progredir, o que será dela, e isso começa com a nutrição”.

O premiê estava acompanhado pelos ministros da Educação e da Saúde. “A alimentação escolar é importante porque afeta a saúde e o bem-estar das futuras gerações”, afirmou Gyem Bidha, do governo do Butão.

A agenda da reunião incluiu apresentações sobre a importância da capacidade institucional dos países para a implementação de iniciativas de alimentação escolar e sobre como aprimorar o desenho e a implementação de programas e envolver as comunidades. Os participantes compartilharam conhecimentos e dúvidas sobre todos esses tópicos e participaram de visita de campo para conhecer a experiência do Butão.

Todos os países compartilharam da visão segundo a qual a alimentação escolar é um investimento na promoção do desenvolvimento de um país e no cumprimento de compromissos internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ao final da reunião, os participantes firmaram uma declaração conjunta que destaca nove pontos. Eles propuseram trabalhar juntos para aprimorar seus programas de alimentação escolar por meio do alinhamento com boas práticas e compromissos internacionais, fortalecer seus marcos legais e incorporar abordagens inovadoras, como a vinculação à agricultura local e hortas escolares.

Também se comprometeram a desenvolver um plano de ação para promover o diálogo entre setores e envolver diferentes atores, além de utilizar ferramentas analíticas para promover o tema alimentação escolar em seus países.

A reunião foi organizada pelo Escritório Regional do PMA para Ásia e Pacífico e pelo PMA Butão, com apoio do Centro de Excelência. O Centro foi representado pelo especialista Thiago Xavier, que fica baseado no Paquistão. A criação de uma rede de países do Sul da Ásia para colaboração em alimentação escolar foi discutida pela primeira vez durante o Fórum Global de Nutrição Infantil de 2015, na Ilha do Sal, em Cabo Verde. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114