Cuiabá | MT 25/04/2024
Mundo
Domingo, 23 de outubro de 2016, 11h39

ONU lança projeto para gerar emprego a jovens rurais de países africanos


Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) informou na quarta-feira (19) que está trabalhando em um projeto com a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), a fim e gerar mais oportunidades de trabalho e de negócios a jovens de República do Benim, Camarões, Malauí e Níger.

Segundo a agência da ONU, as ações serão empreendidas graças ao auxílio de 4 milhões de dólares conseguido pelo fundo fiduciário de solidariedade para África.

O acordo, assinado pelo diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, e pelo chefe executivo da agência de planejamento e coordenação da NEPAD, Ibrahim Assane Mayaki, permitirá que os quatro países criem e implementem políticas de apoio ao desenvolvimento empresarial em áreas rurais.

“Esse esforço em conjunto visa a promover empregos decentes para os jovens rurais e fortalecer o empreendedorismo na agricultura e no agrocomércio. Ele também representa uma importante iniciativa de cooperação africana que visa a garantir segurança alimentar e meios de vida no continente”, disse Graziano.

Mayaki, por sua vez, acrescentou que a Agenda 2063 da União Africana — plano de visão e ação para os próximos 50 anos — é em grande parte dependente da transformação das áreas rurais por parte de jovens empresários capacitados em toda a cadeia.

Durante os próximos três meses, os fundos do projeto serão usados para garantir que jovens, e especialmente mulheres, tenham melhor acesso à economia rural, que inclui a criação de emprego decente em agricultura e setores não agrícolas por meio de investimentos públicos e privados.

No âmbito do projeto, Benim, Camarões, Malauí e Níger devem adotar planos de ação nacionais que garantam o emprego de jovens e o desenvolvimento de competências das pessoas em cadeias rurais de valor econômico.

De forma mais ampla, o projeto pretende promover o diálogo político entre os países, organizações regionais e parceiros. A parceria da FAO e da NEPAD também apoia a Declaração de Malabo de 2014 — promessa feita por líderes da União Africana de atingir determinados objetivos do setor agrícola até 2025.

Uma das metas acordadas na declaração diz respeito a melhorias de emprego de jovens nas regiões rurais da África, especialmente por meio do fortalecimento das cadeias de valor agrícolas.

O lançamento do projeto ocorreu na sequência do Dia Internacional das Mulheres Rurais, celebrado no dia 15 de outubro. Em mensagem para marcar a data, Ban sublinhou a necessidade de garantir os direitos e as oportunidades das mulheres rurais, a fim de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114