Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Terça, 17 de janeiro de 2017, 19h48

Com inflação galopante, Venezuela tem filas para comprar pão


Grandes filas para comprar o pão de cada dia marcam a rotina do povo da Venezuela em meio à galopante inflação que assola o país, corroendo o poder de compra do bolívar, a moeda nacional. As informações são da Agência ANSA.

Em algumas padarias de Caracas, para evitar o caos, foram distribuídas senhas para os cidadãos adquirirem dois tipos de pães, ao preço fixo de 26 centavos de dólar. Para a professora Catalina Díaz, de 45 anos, é preciso passar por uma "humilhação a mais" para levar o pão diário para a mesa.

"Estou cansada de fazer fila para encher meu estômago e dos meus filhos, porque não consigo farinha, pão ou massa. As importadas, eu não posso comprar", disse à ANSA. As amplas filas nas padarias acontecem três vezes por dia, e na maioria dos casos só acabam quando termina o pão.

"A necessidade nos força a estar aqui por duas, três, quatro horas, até que saia o pão, é a única coisa que ainda dá para comprar e comer", contou o carpinteiro Emilio Belisario, de 58 anos. Nos últimos meses, o produto se somou à ampla lista de alimentos e artigos difíceis de encontrar na Venezuela, devido à escassez de mercadorias.

Uma situação que o governo do presidente Nicolás Maduro atribui a um suposto "plano político para prejudicar a revolução bolivariana". No entanto, o chefe da Federação Venezuelana de Industriais da Panificação, Tomás López, culpa a falta de importação de trigo para produzir farinha.
"Enquanto tivermos matéria-prima, vamos seguir produzindo, porque os primeiros a não querer filas são os padeiros. Queremos que as pessoas tenham acesso ao pão", garantiu.

O diretor do Centro de Documentação e Análise para os Trabalhadores, Oscar Meza, disse que a situação é tão grave que acentuou a escassez em quase todos os alimentos. "O panorama neste momento é muito mais grave. Vamos enfrentar uma contração da economia equivalente à de um país em guerra", acrescentou, referindo-se às previsões de uma queda de 20% no Produto Interno Bruto (PIB) da Venezuela em 2016.

Na última segunda-feira (16), começaram a circular no país as novas cédulas de 500, 5 mil e 20 mil bolívares, criadas para ajustar o sistema monetário à inflação, que pode ter chegado a 480% em 2016 - dados consolidados ainda não foram divulgados.

Também serão disponibilizadas notas de 1 mil, 2 mil e 10 mil bolívares, além de moedas de 10, 50 e 100, estas já em circulação desde dezembro. Até o fim do ano passado, a cédula mais alta era a de 100 bolívares. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114