Cuiabá | MT 25/04/2024
Mundo
Sábado, 29 de abril de 2017, 06h32

Primeiro transplante de cabeça do mundo tem novo paciente e pode ser adiado


O cirurgião italiano Sergio Canavero havia anunciado, em 2015, que realizaria em 2017 o primeiro 'transplante de cabeça' da história da medicina. A cabeça de um paciente lúcido, mas com o corpo danificado por uma doença degenerativa, seria implantada em um novo corpo. Agora, no entanto, Canavero anunciou algumas mudanças no plano em entrevista ao site alemão ooom.com.

De acordo com Canavero, a cirurgia acontecerá em algum momento nos próximos 10 meses - o que deixa aberta a possibilidade de que ela só ocorra em 2018. Além disso, o paciente já não será mais o russo Valery Spiridonov, que havia se candidatado inicialmente, mas um paciente chinês que ainda não foi identificado.

Na China, a equipe de médicos que auxiliará Canavero durante o procedimento - que deve durar 36 horas e custar mais de R$ 42 milhões - será liderada pelo cirurgião Xiaoping Ren, da universidade médica de Harbin. Ren (que aparece na foto acima ao lado de Canavero) participou do primeiro transplante de mão com sucesso nos Estados Unidos, e já publicou um artigo no qual relata ter realizado com sucesso essa mesma operação em ratos. Em seguida, ele e Canavero escreveram juntos um artigo sobre a resposta científica ao procedimento.

"Progress imenso"

Ainda segundo Canavero, Ren realizará uma coletiva de imprensa nos próximos dois meses para detalhar o cronograma completo da operação. "No momento, só posso revelar que houve um progresso imenso em experimentos médicos que teriam parecido impossíveis apenas alguns meses atrás", disse. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114