Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Domingo, 28 de maio de 2017, 09h31

Nissan usa solução do passado para conter distrações com smartphones ao volante


.

Invenção vitoriana, aplicação moderna. Na Grã-Bretanha, a Nissan adotou uma tecnologia com quase 200 anos de existência para criar um dispositivo-conceito que tem como objetivo conter a crescente distração provocada pelo uso dos smartphones ao volante.

A sacada do dispositivo está na simplicidade do seu conceito. O "Nissan Signal Shield" é o protótipo de um compartimento embutido no apoio de braço de um Nissan Juke revestido com uma Gaiola Faraday, invenção dos anos de 1830.

Quando um dispositivo móvel é colocado dentro do compartimento e a tampa é fechada, o "Nissan Signal Shield" cria uma "zona de silêncio" ao bloquear todas as conexões de celular, Bluetooth e Wi-Fi do telefone, tanto para envio como para recebimento. Veja seu funcionamento no vídeo ao lado.

O conceito foi projetado para que os motoristas possam escolher se querem eliminar as distrações causadas pelas inúmeras mensagens de texto, notificações de redes sociais e alertas de aplicativos, que disparam constantemente nos aparelhos.
Isso tem se tornado um problema crescente, pois o número de motoristas que admite manusear o celular ao dirigir aumentou de 8% em 2014 para 31% em 2016, de acordo com o Automóvel Clube Britânico (RAC) (https://www.rac.co.uk/drive/news/motoring-news/shock-statistics-reveal-alarming-rise-in-illegal-mobile-phone-use-behind-th/).

 

.

Os usuários sentem-se constantemente tentados a checar mensagens de texto e notificações assim que elas aparecem na tela do celular, mesmo quando estão dirigindo. Pesquisas realizadas pela própria Nissan mostraram que quase um a cada cinco motoristas (18%) admitiu já ter enviado mensagens de texto enquanto dirigia.

Todos os crossovers da Nissan são equipados com conectividade Bluetooth, o que permite que os motoristas realizem e recebam ligações quando as condições de segurança são favoráveis.

O dispositivo-conceito "Nissan Signal Shield" oferece excelente conectividade, proporcionando aos motoristas a opção de se manterem disponíveis para realizar ou receber contatos enquanto estão dentro do carro ou definir um tempo e espaço para ter uma "área livre de celulares". Assim, é possível fazer um "detox" digital e ainda dirigir sem ser distraído pelas notificações que chegam.

Se o motorista deseja ouvir música ou podcasts armazenados no smartphone, é possível conectar o aparelho ao sistema de entretenimento do veículo por meio da entrada AUX ou USB. O dispositivo ficará conectado ao sistema com fio, mesmo quando estiver dentro do compartimento "Nissan Signal Shield".

Para restaurar as conexões sem fio do celular, basta abrir o compartimento do apoio de braço – o que pode ser feito sem tirar os olhos da via e sem precisar tocar no celular. O telefone será reconectado à rede móvel e ao sistema de Bluetooth do veículo.

O funcionamento desta inovação está baseado no princípio da Gaiola de Faraday, que forma um compartimento isolado por meio do uso de material condutivo como a malha de metal, que tem a propriedade de bloquear campos eletromagnéticos. Michael Faraday, cientista inglês e o primeiro a realizar esta experiência nos anos de 1830, é quem dá nome à invenção.

Quando um dispositivo eletrônico como um smartphone é colocado dentro do compartimento, quaisquer sinais eletromagnéticos recebidos – como dados da rede de celular ou Bluetooth – são distribuídos em torno do material condutivo presente no revestimento, impedindo a conexão com o celular.

"Os carros produzidos pela Nissan estão entre os mais seguros atualmente, mas estamos sempre buscando novas formas de melhorar o bem-estar de nossos clientes", comentou Alex Smith, diretor geral da Nissan Grã-Bretanha. "O uso do celular ao volante é uma preocupação crescente tanto para a indústria automobilística como para a sociedade. O 'Nissan Signal Shield' apresenta uma solução possível, para que os motoristas tenham a opção de eliminar todas as distrações do smartphone enquanto dirigem."

Pete Williams, porta-voz do Automóvel Clube Britânico (RAC), comentou: "Nossa pesquisa mostra que o uso de dispositivos móveis por motoristas alcançou proporções epidêmicas. Como a tecnologia de telefones celulares avançou significativamente, muitas pessoas acabaram se tornando viciadas em seu uso. Entretanto, o uso do celular ao volante constitui uma distração física e mental, sendo considerada uma infração desde 2003. O Nissan Signal Shield é um bom exemplo de tecnologia que pode ajudar os motoristas a fazer um uso mais racional do celular." 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114