Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Domingo, 28 de maio de 2017, 14h55

Nova operadora para Internet das Coisas é lançada mundialmente


Uma nova operadora móvel foi lançada no mundo todo, mas dessa vez ela não foi feita para o seu celular. Trata-se da Things Mobile, uma nova operadora com cobertura global (incluindo o Brasil) e cujo nome entrega sua função: ela foi desenvolvida para a Internet das Coisas e a nova leva de objetos conectados que vão muito além do celular, tablet e computador.

Para quem não está familiarizado com o conceito: a internet das coisas é a ideia de que boa parte dos objetos do nosso cotidiano pode ser melhorada se tiver conectividade. Uma geladeira pode informar ao dono quando o leite acaba, por exemplo, um carro autônomo poderia encontrar o caminho hospital mais próximo se perceber que o ocupante passou mal, uma lixeira pública pode avisar ao serviço de coleta quando está cheia, evitando que o caminhão desperdice tempo (e dinheiro) verificando se a remoção é necessária.

A ideia da Things Mobile é a de permitir conectividade a dispositivos dos mais diversos tipos até mesmo em áreas onde não existe Wi-Fi. Para isso, a empresa oferece uma taxa fixa por megabyte consumido, que depende da região. Nos países da Zona 1 estão os preços mais baratos, que ficam na casa dos US$ 0,15 por MB; o Brasil está na Zona 2, onde são cobrados US$ 0,35 por MB.

O serviço funciona como uma operadora virtual móvel, a famosa MVNO, o que significa que a Things Mobile forma parcerias para usar a infraestrutura de outras operadoras do mundo inteiro. No Brasil, ela usará as redes 2G e 3G da Vivo, mas a empresa anuncia parcerias com 250 outras operadoras em 165 países.

A companhia foi fundada pelo italiano Manuel Zanella, que também é conhecido por outras operadoras como a Zeromobile e a MVNO ChatSim, que oferece WhatsApp e Facebook Messenger ilimitados. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114