Cuiabá | MT 23/04/2024
Mundo
Quinta, 11 de janeiro de 2018, 11h03

Alibaba A.I. Labs anuncia parceria estratégica com a MediaTek em iniciativas IoT


A Alibaba A.I. Labs, que lidera o desenvolvimento dos produtos de consumo Alibaba com Inteligência Artificial (IA) e a MediaTek, uma empresa global de semicondutores sem fábrica, anunciaram hoje uma colaboração estratégica em iniciativas da Internet das Coisas (IoT), incluindo protocolos para casas com tecnologia smart, chips IoT customizados e hardware smart com IA, com o objetivo de promover o desenvolvimento de um mundo conectado na era da IoT.

As duas partes também anunciaram a primeira solução de conectividade Smartmesh da China que funciona com a mais moderna tecnologia de rede Bluetooth de muitos-para-muitos, em uma tentativa de acelerar a adoção dessa tecnologia em configurações de casas com tecnologia smart.

A solução, que é baseada no protocolo IoT desenvolvido pela Labs chamado de IoTConnect e o chip Bluetooth desenvolvido em conjunto pelas duas partes, possibilita que dispositivos de uma casa smart se conectem automaticamente com o Tmall Genie, o primeiro assistente smart controlado por voz da Labs, criando assim uma casa smart com o ambiente controlado pelo Tmall Genie.

Miffy Chan, chefe da Alibaba A.I. Labs, declarou: "Estamos muito felizes com nossa parceria com a MediaTek para explorar a colaboração na área de IoT. Nossa competência em IA e computação em nuvem, juntamente com a tecnologia de ponta da MediaTek para criar chips, fornecem vantagens exclusivas às nossas soluções de conectividade para casas com tecnologia smart, oferecendo benefícios reais aos consumidores da China e cimentando o caminho para um mundo mais conectado através da inovação".

Jerry Yu, vice-presidente corporativo e gerente-geral do Home Entertainment Business Group da MediaTek disse: "A MediaTek está animada com a parceria com a Alibaba A.I. Labs que visa criar uma casa smart com ambiente controlado por voz. Isso vem depois da nossa colaboração no fornecimento do grande sucesso que é o Tmall Genie X 1".

"O mercado das casas com tecnologia smart está em uma fase de grande crescimento em consequência do avanço tecnológico. Com a competência da MediaTek em conectividade, baseband, computação e multimídia, juntamente com a vantagem da liderança da Alibaba em computação em nuvem e IA, estamos confiantes de que esta colaboração será um marco no desenvolvimento da IoT", acrescentou Yu.

A parceria acontece no embalo da bem sucedida parceria para criar o Tmall Genie, e para o qual a MediaTech fornece suporte à tecnologia do chip. A Alibaba A.I. Labs lançou seu assistente para casa smart em julho do ano passado, com o objetivo de proporcionar novíssimas experiências de interação para os consumidores chineses. Mais de um milhão de dispositivos Tmall Genie foram vendidos na China durante o Global Shopping Festival (Festival global de compras) da Alibaba em 11 de novembro do ano passado.

IoTConnect é um protocolo de conectividade aberto baseado na rede Bluetooth padrão para fabricantes de hardware e eletrodomésticos com tecnologia smart. Dispositivos com tecnologia smart que usam o protocolo podem ser automaticamente conectados com o Tmall Genie. O protocolo visa promover padrões unificados de conectividade entre dispositivos com tecnologia smart e, consequentemente, reduzir o custo do desenvolvimento de dispositivos conectados e estimular o desenvolvimento de casas com tecnologia smart com ambiente controlado por voz.

A solução Smartmesh funciona com a mais moderna tecnologia de rede Bluetooth e com a funcionalidade Bluetooth 5 configurada pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG), o órgão que supervisiona o desenvolvimento de padrões de Bluetooth. Os SoCs (sistemas em chip) customizados (MT7581 e MT7583) para a solução possuem tecnologia de rede smart Bluetooth, ligação automática, conexão rápida e baixo consumo de energia. Os dois SoCs estarão prontos para serem lançados no mercado no segundo semestre deste ano.

PR NewsWire




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114