|
Tweetar |
O Facebook decidiu promover uma série de mudanças para, segundo seu CEO Mark Zuckerberg, tentar reduzir os males que se acumulam na rede social como notícias falsas, discurso de ódio e anúncios manipulados. Para tanto, não hesitou em reduzir os links jornalísticos orgânicas (não pagos) do feed de notícias, privilegiando as postagens pessoais. No fundo, avalia o diretor do Center for Civic Media (MIT), Ethan Zuckerman, o movimento visa apenas o sucesso dos negócios da empresa do Vale do Silício e não o bem-estar público.
Em artigo no site The Atlantic, o também programador e ativista justifica sua análise lembrando que o Facebook detém dados para saber que as pessoas dizem estar interessadas em notícias de diferentes preferências políticas, mas o que elas realmente querem são artigos em tom irritado e ofensivos, que confirmam os preconceitos políticos. "As pessoas compartilham notícias sensacionais ou chocantes, enquanto notícias mais confiáveis ??tendem a não se tornar viral", ressalta Zuckerman.
ANJ
Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.
email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114