Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Sexta, 16 de fevereiro de 2018, 10h16

Repressão do governo Maduro, na Venezuela, fecha edição impressa de jornal com 114 anos


.

A repressão imposta pelo governo chavista de Nicolás Maduro à imprensa independente interrompeu a circulação de mais um jornal na Venezuela. O diário El Impulso, de 114 anos e considerado um dos mais antigos do país, anunciou em editorial no último sábado (10) o fechamento de sua edição impressa por falta de papel, cuja importação e distribuição é monopólio da estatal Complejo Editorial Alfredo Maneiro (CEAM).

O diário venezuelano assegurou que fez todos os esforços e cumpriu com todos os trâmites necessários para conseguir papel, mas seus pedidos foram ignorados. O editorial que anuncia a interrupção da versão impressa qualifica o CEAM como “um monopólio que, de forma direcionada, decide quanto e a quem entrega papel”. O jornal também advertiu que seu futuro na web é incerto, uma vez que a crise econômica da Venezuela se agrava a cada dia.

O El Impulso, com sede em Barquisimeto, em Lara, havia enfrentado o mesmo problema no começo de 2017, quando também foi obrigado a deixar de circular. No entanto, logo depois, obteve acesso ao insumo e voltou a rodar. Entre os outros diários venezuelanos que encerraram suas edições impressas por falta de papel estão El Carabobeño, La Mañana de Falcón, Diario Los Andes, Qué Pasa e La Verdad.

Asfixia e censura

A Corte Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) reagiu à repressão de Maduro que resultou em mais uma baixa na imprensa venezuelana. “O monopólio da distribuição de papel na Venezuela tem sido uma ferramenta de asfixia e censura progressiva”, disse o relator especial para a Liberdade de Expressão da organização, Edison Lanza.

ANJ




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114