Cuiabá | MT 18/04/2024
Mundo
Domingo, 18 de fevereiro de 2018, 10h47

Ação urgente é necessária em meio à violência crescente na Síria, diz chefe da ONU


O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu no dia 10 de Fevereiro a imediata e incondicional redução da violência na Síria, enquanto civis no país destruído pelo conflito enfrentam um dos piores períodos de confrontos em quase sete anos.

Em comunicado atribuído a seu porta-voz, Guterres enfatizou que “todas as partes na Síria e na região têm a responsabilidade e precisam seguir a lei internacional e as resoluções relevantes do Conselho de Segurança”.

“Ele pediu que todos trabalhem para uma imediata e incondicional redução da violência e exercício da contenção”, disse o comunicado.

O chefe da ONU também pediu que todas as partes se movam rapidamente para uma solução política, em linha com a resolução 2254 do Conselho de Segurança, lembrando que este é o único caminho para acabar com a violência e o terrível sofrimento da população síria.

No sábado (10), o alto-comissário da ONU para os direitos humanos também enfatizou a necessidade de ação para proteger civis presos em “onda após onda” de ataques aéreos mortíferos.

“A natureza sem limites desses ataques é evidenciada por informações de que ao menos nove centros médicos, seis deles em Idlib e três no leste de Ghouta, foram atingidos por ataques aéreos”, disse o alto-comissário da ONU para os direitos humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, em comunicado.

“Mesmo pelos padrões atrozes da Síria, esses são acontecimentos excepcionalmente deploráveis — e a cruel ironia é que esses locais foram declaradas regiões de redução dos confrontos”, acrescentou.

De acordo com o ACNUDH, entre 4 e 9 de fevereiro, ao menos 277 civis foram mortos, com 230 deles em ataques aéreos pelo governo sírio e seus aliados. Outros 812 civis ficaram feridos.

Em comunicado, o escritório de direitos humanos da ONU também notou que diversos foguetes e morteiros continuam sendo lançados de áreas controladas pela oposição contra regiões populosas da capital controlada pelo governo, Damasco, e subúrbios adjacentes, com ao menos sete civis mortos e 18 feridos em várias localidades entre 6 e 9 de fevereiro.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114