Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Segunda, 23 de abril de 2018, 06h19

EUA diz que norte-americanos devem evitar viagens à Nicarágua


O governo norte-americano emitiu um alerta para que cidadãos dos Estados Unidos reconsiderem viagens para a Nicarágua, considerando a onda de violência em meio aos protestos e confrontos entre manifestantes e o governo de Daniel Ortega.

O Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh) afirmou ontem  (22) que pelo menos 20 pessoas morreram em quatro dias de protestos. A polícia e o exército atuam nas ruas do país, com protestos em 15 cidades, entre elas a capital, Manágua.

No comunicado, publicado na página da embaixada dos Estados Unidos na Nicarágua, o governo norte-americano diz que há muitos atos de violência e que a resposta, diante da emergência, tanto da embaixada como das autoridades nicaraguenses "é extremamente limitada", afirmando que não pode garantir a segurança de cidadãos norte-americanos.

Os Estados Unidos também recomendaram aos seus cidadãos que vivem na Nicarágua que evitem sair durante a noite, bem como viajar em ônibus e táxis. O comunicado também aconselha evitar viagens ao Caribe nicaraguense.

Os protestos e a onda de violência começaram na quarta-feira (18) contra a proposta de reforma da previdência social, anunciada na segunda-feira (16). O exército do país permanece nas ruas da capital junto com os chamados "agentes contra distúrbios" que, segundo relatos nas redes sociais, atuam de maneira repressora contra os manifestantes.

Aumento de contribuição causa protestos

O plano de reformas da previdência social no país foi anunciado na segunda-feira. A proposta do governo do presidente Daniel Ortega é aumentar a contribuição e reduzir as pensões em 5%.

Após os protestos, Ortega afirmou que aceita começar um diálogo para analisar as reformas. O governo acusa os manifestantes de atos de vandalismo e destruição do patrimônio público.

Mas o movimento estudantil universitário, que lidera os protestos, afirma que o governo atua de forma violenta e repressora contra o direito de manifestação, enquanto diz que irá negociar.

Jornalista morto

O jornalista nicaraguense Angel Ganoa morreu ao ser atingido por um tiro no litoral do Caribe da Nicarágua, enquanto transmitia noticiário ao vivo. Ele estava em uma transmissão na página do Jornal El Meridiano, quando foi atingido pelo tiro. O jornal confirmou a morte do repórter.

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114