Cuiabá | MT 19/04/2024
Mundo
Sexta, 18 de maio de 2018, 14h41

Vacinação experimental contra o ebola no Congo deve começar no domingo


A Organização Mundial da Saúde (OMS) deve iniciar, no próximo domingo (20), vacinação em caráter experimental contra o ebola em comunidades da República Democrática do Congo. A informação foi divulgada hoje (18) pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa, em Genebra (Suíça).

Questionado sobre a efetividade da vacina, ele garantiu que a dose foi considerada segura e eficaz. “É uma vacina que acreditamos pode nos ajudar como parte da resposta [ao surto de ebola], mas não vamos nos apoiar apenas nisso”, explicou. Segundo Tedros, a OMS e seus parceiros concentram esforços também em ações básicas de prevenção e no controle da doença.

“A vacina é uma de muitas partes de uma resposta coordenada”, reforçou o diretor-geral da organização.

De acordo com a OMS, a dose em questão foi utilizada em diversos ensaios envolvendo mais de 16 mil voluntários na Europa, na África e nos Estados Unidos e se mostrou segura para o uso em humanos. A entidade ressaltou ainda que a vacina apresentou resultados altamente eficazes na proteção contra a doença.

A mesma vacina já havia sido utilizada pela organização na Guiné em 2015. A estratégia, este ano, é repetir a chamada vacinação em anel, onde todas as pessoas que tiveram contato com um novo caso confirmado de ebola são rastreadas e recebem a dose, no intuito de frear a transmissão do vírus.

A vacinação na República Democrática do Congo será conduzida pela OMS em parceria com a organização Médicos sem Fronteira e com o Ministério da Saúde do país.

Casos
O país registra, ao todo, 44 casos notificados de ebola, incluindo 23 mortes. Entre os casos, três foram confirmados, 20 são considerados casos prováveis e 21, casos suspeitos. Desde a última terça-feira (15), 527 pessoas que tiveram contato direto com pacientes infectados ou sob suspeita de infecção pelo vírus foram identificados e estão sendo monitorados.

Segundo a Médicos sem Fronteiras, a primeira informação sobre o Vírus ebola surgiu em 1976, em surtos simultâneos no Sudão e na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Morcegos frutívoros são considerados os hospedeiros naturais do Vírus ebola.

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114