Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Domingo, 23 de setembro de 2018, 22h33

Ministros reúnem-se em Washington para discutir prioridades de saúde das Américas


Com o objetivo de estabelecer prioridades e planos para abordar os principais desafios em saúde enfrentados pela região das Américas, ministros da Saúde e altas autoridades dos países e territórios membros da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) se reunirão, de 23 a 27 de setembro, em Washington, nos Estados Unidos.

Durante o 56º Conselho Diretor, as autoridades em saúde da região vão analisar uma série de planos para reduzir o déficit de profissionais de saúde, diminuir os casos e mortes por câncer do colo do útero e melhorar a saúde de mulheres, crianças e adolescentes. Também debaterão ações para aprimorar o controle de vetores que transmitem doenças como malária, zika e Chagas.

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, será nomeado como “Herói de Saúde Pública nas Américas” – a mais alta distinção oferecida pela OPAS – em reconhecimento à sua liderança na prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, assim como pelas ações que empreendeu em seu país para o controle do tabaco, que serviram de exemplo para o mundo.

A cerimônia de abertura do Conselho Diretor, no dia 23 de setembro, terá a presença de Carissa F. Etienne, diretora da OPAS/OMS; Néstor Méndez, secretário-geral adjunto da Organização dos Estados Americanos (OEA); e Octavio Sánchez, secretário da Saúde de Honduras.

Etienne apresentará seu informe anual, que neste ano está centrado na atenção primária de saúde, às vésperas da celebração de 40 anos da Primeira Conferência Internacional sobre Atenção Primária de Saúde, realizada em 1978 em Alma-Ata, no Cazaquistão. Nela, os países se comprometeram a alcançar “saúde para todos”.

Nesse marco, os participantes do Conselho receberão um relatório preliminar da comissão de alto nível para propor soluções que ampliem o acesso e a cobertura de saúde na região das Américas até 2030, sem deixar ninguém para trás.

A denominada Comissão de Alto Nível do Foro Regional Saúde Universal no século 21: 40 anos de Alma-Ata é encabeçada pela ex-presidenta do Chile Michelle Bachellet. Em um evento paralelo, haverá um ato de comemoração dos 40 anos da Declaração de Alma-Ata.

As autoridades de saúde receberão ainda um relatório avançado sobre as desigualdades de saúde enfrentadas pelas pessoas na região. O documento foi preparado pela Comissão sobre Equidade e Desigualdades em Saúde, presidida por Michael Marmot, do Instituto de Equidade em Saúde da University College London.

Diversos encontros e atividades serão realizadas para promover reflexões sobre temas relacionados à eliminação da gordura trans, aplicação do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), segurança no trânsito, mortalidade materna, mudanças climáticas e bioética, entre outros.

O Conselho Diretor da OPAS reúne ministros da saúde e delegados de alto nível dos países membros da Organização em sua sede, em Washington, para debater e analisar políticas de saúde regionais e fixar prioridades de cooperação técnica e colaboração entre países.

A OPAS trabalha com países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade da vida de sua população. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como oficina regional para as Américas da OMS e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114