Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sábado, 22 de junho de 2019, 09h48

Geórgia tem segunda noite de protestos


Pela segunda noite consecutiva, milhares de pessoas protestaram do lado de fora do parlamento da Geórgia e exigiram eleições parlamentares antecipadas.

Cerca de 15 mil pessoas se reuniram em frente ao Congresso na capital Tbilisi, apesar dos confrontos com a polícia ocorridos na noite anterior que deixaram 240 feridos. Mais de 300 pessoas foram presas.

Mais cedo nesta sexta-feira, o presidente do parlamento da Geórgia, Irakli Kobakhidze, deixou o cargo, depois que manifestantes e a oposição exigiram sua renúncia.

Ele foi responsabilizado pela polêmica visita de uma delegação russa ocorrida na quinta-feira, na qual um parlamentar russo discursou sentado no lugar do presidente de Irakli.

A visita foi considerada pouco usual, já que a Geórgia cortou relações diplomáticas com o Kremlin durante a guerra de 2008 entre os dois países. Desde então, contatos políticos são raros.

A oposição agora pede eleições parlamentares antecipadas e a renúncia do ministro do Interior, Giorgi Gakharia, responsabilizado pela ação violenta da polícia durante os protestos da noite de quinta-feira.

Rússia suspende voos
Em resposta aos protestos, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto nesta sexta-feira proibindo temporariamente que companhias aéreas russas voem para a Geórgia a partir de julho.

As tensões entre a Rússia e a Geórgia permanecem mais de uma década depois que as duas nações travaram uma guerra na qual a Geórgia perdeu efetivamente dois grandes pedaços de seu território – a Ossétia do Sul e a Abkázia.

Moscou reconheceu ambas as áreas como estados independentes e estacionou bases militares permanentes em cada uma. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114