Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sábado, 09 de outubro de 2021, 20h39

Chanceler da Áustria deixa cargo, mas liderará partido


O chanceler austríaco Sebastian Kurz afirmou neste sábado (9) que está renunciando ao cargo, após começar a ser investigado por suspeitas de corrupção, mas planeja continuar como líder do seu partido e como principal parlamentar da legenda.

Kurz nega qualquer irregularidade e afirmou estar disposto a continuar governando com seu parceiro de coalizão, os Greens. Mas o partido de esquerda disse que as investigações tornam Kurz inadequado para servir como chanceler e pediu que sua sigla nomeie um sucessor "irrepreensível".

Os Greens começaram discussões na sexta-feira com três partidos de oposição da Áustria, todos exigindo que Kurz renunciasse. Eles planejam apresentar uma ou mais moções de censura contra ele em uma sessão especial do Parlamento na terça-feira. Para uma moção passar, os Greens precisam apoiá-la.

"Eu, portanto, quero abrir caminho para encerrar o impasse, impedir o caos e garantir a estabilidade", disse Kurz em comunicado à imprensa.

Ele acrescentou que planeja permanecer como líder do partido e assumir o cargo de líder dos seus parlamentares. Nesta posição, ele propôs o ministro das Relações Exteriores, Alexander Schallenberg, para sucedê-lo como chanceler, disse.

Foto: Lisi Niesner/Reuters

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114