Cuiabá | MT 25/04/2024
Mundo
Quarta, 08 de junho de 2022, 20h51

Yellen diz que inflação alta nos EUA não será problema de uma década


A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira (8) que a inflação não será um problema de uma década para o país e que os gastos emergenciais da covid-19 do governo Biden contribuíram apenas "modestamente" para os aumentos de preços.

Yellen, respondendo a perguntas de parlamentares sobre a inflação elevada pelo segundo dia consecutivo, disse que leitura recente acima de 8% é "inaceitável" para o país e que 2% é uma "meta apropriada" de inflação para o banco central norte-americano.

"Não vejo como a inflação seja um assunto de uma década", disse Yellen ao comitê orçamentário da Câmara dos Deputados dos EUA em resposta a uma pergunta sobre por que alguns economistas veem a inflação como um problema mais enraizado.

Yellen disse na terça-feira ao Comitê de Finanças do Senado que a inflação elevada provavelmente persistirá --embora ela espere um arrefecimento em breve-- e que o governo Biden deve aumentar sua previsão orçamentária para uma inflação de 4,7% para este ano.

Na semana passada, Yellen havia dito que estava "errada" em sua avaliação de 2021 de que a inflação seria mais transitória e desapareceria mais rapidamente.

Republicanos no painel da Câmara, assim como seus colegas do Senado, perguntaram repetidamente a ela se as medidas de alívio da Covid-19 de 1,9 trilhão de dólares do governo Biden, conhecidas como Plano de Resgate Americano, foram uma das causas da inflação alta.

"Esses gastos produziram excelentes remunerações para os norte-americanos e, no máximo, contribuíram modestamente para a inflação", disse Yellen.

Yellen afirmou ainda que é importante continuar a reduzir os déficits no atual ambiente inflacionário.

AgênciaBrasil

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114