Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Terça, 01 de abril de 2014, 10h21

Rússia amplia pressão sobre Ucrânia com aumento de 40% no preço do gás


 

A produtora russa de gás natural Gazprom anunciou nesta terça-feira um aumento de mais de 40 por cento no preço do gás vendido para a Ucrânia, elevando a pressão econômica sobre Kiev devido à crise com Moscou.

Disputas sobre o preço já levaram no passado a cortes no fornecimento de gás russo para a Ucrânia e a consequentes quedas no fluxo ucraniano para a Europa, mas desta vez o impacto sobre Kiev deve ser minimizado por um pacote de ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Agora a Ucrânia terá de pagar 385,50 dólares por 1.000 metros cúbicos de gás a partir do segundo trimestre, um aumento em relação ao preço de 268,50 dólares acertado em dezembro e um valor acima da média para os clientes da União Europeia, mas dentro do patamar esperado por Kiev.

A decisão, que já havia sido claramente indicada pelo presidente russo, Vladimir Putin, encerra um desconto que havia sido acertado em dezembro, antes da crise entre Moscou e Kiev devido à deposição do presidente ucraniano pró-Rússia Viktor Yanukovich e à anexação da Crimeia.

O presidente-executivo da Gazprom, Alexei Miller, disse que o aumento se justifica devido à dívida da Ucrânia de 1,7 bilhão de dólares pelo fornecimento de gás.

(Reportagem de Vladimir Soldatkin)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114