Cuiabá | MT 19/03/2024
Esporte
Quarta, 23 de abril de 2014, 19h41

Programa da Fifa ensina alunos a praticar esportes de forma saudável


 

A prática de esporte de forma saudável, aliada a uma boa educação alimentar e prevenção de doenças. Essas são algumas das características que o Programa Fifa 11 pela Saúde está levando a seis escolas municipais de Cuiabá.

Nesta quarta (23), a delegação da Federação Internacional de Futebol (Fifa), juntamente com o ex-jogador Ronaldo Nazário, realizou uma visita à escola municipal Maria Ambrósio Pommot, no bairro Jardim Imperial, para assistir a uma das sessões do programa em Cuiabá.

A escola Maria Ambrósio é uma das seis unidades de ensino da rede municipal beneficiadas com o Fifa 11, que é voltado a crianças de 11 e 12 anos de idade. Em cada unidade pelo menos 25 alunos participam do programa.

“É com orgulho que desenvolvemos essas atividades nesta e em outras cinco escolas municipais. O programa é muito importante para as crianças”, declarou o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes.

Segundo o secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, o programa reforça o trabalho que os professore já vêm realizando em sala de aula, uma vez que o incentivo à promoção da saúde já faz parte do currículo escolar nas unidades do município.

“Aliar o esporte a uma boa alimentação ajuda no desenvolvimento da criança e, consequentemente, no rendimento escolar, por isso estamos sempre incentivando essa prática nas nossas escolas”, disse o secretário.

Durante a sessão os professores Tereza de Fátima Silva e Demétrius Correa fizeram uma demonstração de como o programa é desenvolvido na escola.

“Encontramos aqui dezenas de crianças participando dessas atividades que visam a promover o desenvolvimento físico aliado a práticas de saúde, o que é muito importante”, disse Ronaldo Nazário.

A aluna Elaine Cristina Silva, 11 anos, é uma das beneficiadas com o programa. Ela diz que gosta de participar das aulas, porque além de aprender também se diverte. “Já aprendi que o álcool, o cigarro e a droga são coisas que não combinam com esporte e não podemos usar nunca”, disse a garota, acrescentando que todo esse aprendizado é dividido em casa com os pais.

Os preceitos básicos de uma alimentação saudável ajudou a aluna Alicia Machado Duarte, 11 anos, a cuidar do colesterol. “Eu aprendi a me alimentar melhor, agora eu não dispenso a salada, coisa que antes eu não gostava. Depois disso meu colesterol reduziu muito”.

Ariele Tamara Nascimento também aprendeu a lição direitinho. “Quando não cuidamos da saúde podemos passar mal e até corremos o risco de pegar uma doença séria”.

O programa Fifa 11 pela Saúde foi criado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e conta com a colaboração dos Ministérios da Saúde, Educação e Esportes, além da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em Cuiabá, além da escola Maria Ambrósio, também foram contempladas com o programa as escolas Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Ranulpho Paes de Barros, Floriano Bocheneki, Doutor Orlando Nigro e Professora Rita Caldas Castrillon, além de outras cinco escolas estaduais. Ao todo pelo menos 150 alunos da rede municipal estão sendo beneficiados com o programa.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114