Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Segunda, 05 de maio de 2014, 20h03

Prefeitura discute projetos voltados para o esporte paraolímpico


 Representando o prefeito Mauro Mendes, o secretário municipal de Esporte, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus recebeu nesta segunda-feira (05) a visita do vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael de Oliveira para discutir parcerias que possam reforçar a prática da modalidade paraolímpica na Capital.

“A Associação Mato-grossense dos Cegos já é uma referência inclusive para o Comitê Paraolímpico pelo nível de organização, e é neste sentido que vamos trabalhar, para que a secretaria conheça melhor as necessidades dessa área e atenda as demandas dentro das políticas que são traçadas para o município”, explicou o secretário de Esportes, Cidadania e Juventude.

Na ocasião também foram apresentadas propostas, como a criação de um Centro de Treinamento para Deficientes, que oferte diversas modalidades esportivas, adequação dos espaços esportivos, que deverão dispor de acessibilidade, além de uma Academia Paraolímpica voltada para a capacitação de professores.

“Ainda há muito a se fazer, justamente pela falta de se criar essa cultura do esporte paraolímpico. Estamos convencidos de que só se faz política pública quando há condições e oportunidades. Neste sentido, as ações que o comitê desenvolve servem também para que os estados e municípios possam se apropriar, caso atenda as necessidades do local”, disse o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Misael de Oliveira.

O representante da Federação Mato-grossense de Desporto para Cegos (FMDC), Marcino Benedito de Oliveira destacou que esta é a primeira federação a propor parcerias com o município, visando à qualidade de vida das pessoas com deficiência.

“Essa reunião de hoje para nós é muito valiosa, no sentido da gente poder estabelecer uma parceria para poder alavancar este esporte e representar melhor a nossa cidade”.

Reconhecimento

Devido ao trabalho que vem desempenhando em prol das pessoas portadoras de alguma deficiência física no Estado de Mato Grosso, o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Mizael de Oliveira, receberá na noite desta segunda-feira, às 19h, na Assembleia Legislativa o título de cidadão mato-grossense. “É uma alegria e um orgulho receber esta homenagem. Toda vez que venho sou muito bem recebido e me sinto em casa”, finalizou Mizael.

Ele teve uma carreira vitoriosa no esporte. Depois de perder a visão aos 13 anos de idade, devido a um descolamento de retina, o ex-atleta encontrou o futebol de 5 (para cegos) em uma escola especial. Como profissional, colecionou vários títulos importantes com a seleção brasileira, como o bicampeonato paraolímpico e o bi-mundial, além de ter sido considerado o melhor jogador do mundo em 1998.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114