Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Sexta, 22 de agosto de 2014, 08h43

Com participação de mulher, Cuiabá participa de Campeonato de Kendo em SP


 Cuiabá participa do 32o Campeonato Brasileiro de Kendo

A partir de hoje (22) e prosseguindo aos dias 23 e 24 de agosto, será realizado na cidade de Suzano (SP) o 32o Campeonato Brasileiro de Kendo. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Kendo, única entidade que regulamenta a prática no Brasil. Mato Grosso irá para o Campeonato com 12 atletas. Além de ser a primeira vez que a Associação Cuiabá de Kendo leva um número tão significativo, é também a primeira vez que leva uma mulher para o campeonato.

Kendo - uma arte marcial japonesa que se originou da técnica dos samurais na utilização da espada em combate, a katana.

O Kendo é uma arte marcial japonesa que se originou da técnica dos samurais na utilização da espada em combate, a katana. Evoluindo de estilos antigos, é hoje um caminho de aperfeiçoamento físico, mental e ético. No idioma japonês, KEN significa espada e DO caminho, ou seja, Kendo significa "O caminho da espada". Os praticantes utilizam armaduras muito parecidas com as antigas armaduras usadas pelos guerreiros samurais, só que feitas de materiais modernos e mais leves. O Kenshi, ou kendoca, usa espadas feitas de bambu, que substituem a espada de metal, e que por ser de um material mais flexível, permite golpes mais intensos. No Kendo, os golpes são válidos quando atingem 4 pontos do corpo: cabeça, antebraço, abdômen e pescoço. Para que o golpe seja considerado válido, além de acertar o local, o kenshi deverá soltar um intenso grito de ataque, o kiai, e mover seu corpo de modo que seja projetado na direção do adversário.

Quem pratica Kendo costuma buscar muito mais que uma arte marcial de combate, defesa pessoal ou esporte de competição. O foco é o desenvolvimento do indivíduo. É possível começar com 8 anos e praticar por toda a vida. No Brasil, existiram Senseis que praticavam com idade acima dos 90 anos. Dentre os benefícios físicos mais evidentes estão o desenvolvimento da sensibilidade e habilidade, da força de instantaneidade, resistência física, perda de peso e melhoramento da postura.

Em Cuiabá o Kendo é praticado desde 1999, sendo oficializado pela Confederação Brasileira em 2006, ano em que foi criada a Associação Cuiabá de Kendo (ACK). A partir de 2007 a ACK passou a conduzir os treinos da Associação Japonesa de Várzea Grande, onde continua até hoje.

Em Rondonópolis, os treinos são Associação Japonesa de Rondonópolis, atualmente Mato Grosso possui cerca de 30 praticantes. Vale destacar que no cenário mundial, o Brasil é o quarto melhor do Mundo. Os primeiros são Japão, Coreia do Sul e EUA.

Apesar de não possuir nenhum tipo patrocínio, a ACK recebe apoio das Associações Japonesa de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Para os interessados que residem em Cuiabá, os treinos são aos sábados 16h30.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114