Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Sexta, 29 de agosto de 2014, 10h59

Seleção Brasileira disputa, nos Estados Unidos, o Mundial de Judô para Cegos


Composta por 13 judocas, equipe verde e amarela embarca neste domingo, 31, para a competição que será sediada em Colorado Springs

A Seleção Brasileira de judô para cegos embarca neste domingo, 31, para a disputa do Mundial da modalidade. A principal competição da temporada de 2014 será realizada entre os dias 4 e 6 de setembro, em Colorado Springs, nos Estados Unidos. O evento ocorrerá na sede do Comitê Olímpico local (USOC, sigla em inglês). A delegação é composta por 13 judocas e mais 14 pessoas que integram o estafe do país.

Foram inscritos para o torneio aproximadamente 250 atletas de 37 países. Vale ressaltar que, no judô para cegos, são seguidas os mesmos pesos do judô olímpico convencional para a divisão das categorias, tanto no masculino quanto no feminino. A única exceção é a categoria mais pesada entre as mulheres. No esporte paralímpico, a atleta tem de ter mais de 70kg, enquanto o judô convencional estabelece os 78kg.

O principal objetivo do time brasileiro é melhorar o desempenho conseguido na última edição, ocorrida em Antalya, Turquia, em 2010. Na ocasião, foram conquistadas quatro medalhas - três de bronze e uma de prata -, todas elas obtidas pela equipe feminina. De acordo com o coordenador-técnico do judô da Confederação Brasileira de Deficientes Visuais (CBDV), Jaime Roberto Bragança, houve uma parcial renovação do grupo. O Brasil visa ampliar as chances de medalha, já que, como país-sede dos Jogos de 2016, tem vaga garantida em todas as classes.

"Temos alguns atletas experientes no grupo, medalhistas paralímpicos, como o Antônio Tenório, a Lúcia Teixeira e outros. Destes, nós já esperamos bons resultados. Mas há também uma turma nova, metade da Seleção, que está mais renovada. A expectativa toda do trabalho gira em torno de 2016. Queremos que agora eles peguem a noção do nível em que estão em relação aos adversários", afirmou Jaime.

Outro alvo da comissão técnica brasileira é o aumento das chances de pódio com a equipe masculina. Sem medalhas no Mundial passado, o time apoiou-se em Antônio Tenório nas últimas competições. Veio dele a única láurea dos homens nos Jogos de Londres-2012, um bronze na categoria até 100kg. Ele ainda tem em seu currículo outras quatro medalhas paralímpicas, todas de ouro.

"Até o ciclo passado, nós só tínhamos o Tenório entre os homens. No Mundial, ele acabou ficando em quinto lugar. Mas agora nós batalhamos para classificar vários atletas em diferentes pesos no masculino. O grupo está crescendo como um todo. Eles têm evoluído bastante e isso é importante", completou o coordenador-técnico.

O Brasil chega a Colorado Springs nesta segunda-feira, 1. Após a classificação dos judocas, haverá, na quarta-feira, 3, a pesagem oficial da competição e o sorteio das chaves do Mundial. Nos dias seguintes, as lutas terão início a partir das 9h30 (horário local, 12h30 de Brasília). As disputas por medalha ocorrerão sempre a partir das 16h30 (19h30 de Brasília).

Confira a lista de convocação para o Campeonato Mundial de Judô para Cegos
Abner Nascimento de Oliveira
Antônio Tenório da Silva
Arthur Cavalcante da Silva
Deanne Silva de Almeida
Halyson Oliveira Boto
Harlley Damião Pereira de Arruda
Karla Ferreira Cardoso
Lúcia da Silva Teixeira Araújo
Luiza Guterres Oliano
Michele Aparecida Ferreira
Rayfran Mesquita Pontes
Roberto Julian Santos da Silva
Wilians Silva de Araújo 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114