Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Quarta, 03 de setembro de 2014, 17h41

Seleção Brasileira inicia disputa do Mundial de Judô para Cegos, nos Estados Unidos


Sete judocas do país entram no tatame no primeiro dia de competições em Colorado Springs. Eliminatórias começam às 12h30 (de Brasília), enquanto as disputas por medalhas serão às 19h30

Sete judocas brasileiros competem nesta quinta-feira, 4, na abertura do Mundial de Judô para Cegos. O evento ocorrerá até sábado, 6, em Colorado Springs, Estados Unidos, na sede do Comitê Olímpico local (USOC, em inglês). Ao todo, a delegação verde e amarela é composta por 13 judocas, que têm a missão de superar as quatro medalhas conquistadas pelo Brasil na edição anterior do Mundial, em Antalya, Turquia, em 2010.

Karla Cardoso e Luiza Oliano (categoria até 48kg), Michelle Ferreira (até 52 kg), Lúcia Teixeira (até 57kg), Rayfran Pontes (até 60kg), Halyson Boto (até 66kg) e Abner Nascimento (até 73 kg) serão os primeiros a entrar no tatame. A fase eliminatória do Mundial terá início às 9h30 (pelo horário local, 12h30 no horário de Brasília). Já as disputas por medalhas têm início às 16h30 (19h30 de Brasília).

A judoca com maior rodagem internacional neste grupo é Lúcia Teixeira, que há quatro anos foi finalista do Mundial e ficou com a medalha de prata do principal torneio da modalidade. Ela acumula, ainda, o vice-campeonato dos Jogos Paralímpicos de Londres-2012. A despeito de não ter subido ao pódio em Antalya, Michelle Ferreira também conta com uma bagagem internacional de respeito: sagrou-se medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Pequim, China, em 2008.

"O grupo está bem preparado, disso eu tenho certeza. Acreditamos muito e eles precisam acreditar mais do que nós. O nível da competição está excelente, muito forte, e a cada ano que passa melhora mais ainda", afirmou Alexandre Garcia, técnico da Seleção Brasileira de judô para cegos.

Na sexta-feira, 5, mais seis brasileiros entrarão em ação no tatame americano e completarão a participação individual do país. Cinco vezes medalhista em Jogos Paralímpicos, Antônio Tenório será o destaque. Além dele, Arthur Cavalcante, Deanne Silva, Harlley Damião, Roberto Julian e Wilians Silva estarão na briga por medalhas.

O Mundial de Judô para Cegos conta com a participação de mais de 200 judocas de 37 países. Vale ressaltar que o campeão de cada categoria estará classificado automaticamente para os Jogos Paralímpicos de 2016. O Brasil, como país-sede dos Jogos, tem vaga assegurada em todas as divisões para as quais levou atletas a Colorado Springs - apenas as disciplinas até 63kg e 70kg femininas não têm brasileiros competindo.
Time São Paulo
A atleta Lúcia Teixeira é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado do Direito das Pessoas com Deficiência de São Paulo que beneficia 34 atletas e seis atletas-guia de nove modalidades.

Time Rio
A atleta Karla Cardoso faz parte do Time Rio, parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o intuito de oferecer infraestrutura necessária para atletas e guias. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114