Cuiabá | MT 29/03/2024
Esporte
Segunda, 22 de dezembro de 2014, 16h28

Cross Urbano Caixa amplia uso das arenas da copa com circuito de corridas inédito no mundo


Evento ganhou a adesão dos atletas, com mais de 4.000 participantes ocupando toda a área interna e externa de estádios em Brasília, Pernambuco e Cuiabá

São Paulo - No ano em que as principais seleções de futebol do planeta fizeram história nos gramados brasileiros, o Cross Urbano CAIXA mostrou que os estádios também podem ser pistas de atletismo. Três arenas da Copa de 2014 receberam o circuito de corridas de formato inédito no mundo, entre 15 de novembro e o último domingo (21), com percursos ocupando toda a sua área interna e externa, incluindo locais restritos a torcedores, como túneis e rampas de acesso e gramados. Depois de levar mais de 4.000 participantes às suas três etapas, o evento deve crescer em 2015.

"O Brasil ainda é conhecido como país do futebol, mas a corrida de rua já é o segundo esporte mais praticado por aqui, com 6 milhões de atletas. Tendo isso em vista, imaginei que uma corrida nos estádios da Copa teria um apelo forte tanto para corredores veteranos como para iniciantes", destaca Freddy. "As arenas tiveram um bom entendimento do evento, pois não tivemos necessidade de acender as luzes ou ligar o ar condicionado, gerando um custo interessante para ambos os lados. E a adesão ao evento foi excelente. Todos os participantes disseram que voltariam e ainda trariam um amigo. Isso é sensacional!"

Inovação - O Cross Urbano CAIXA foi criado com o objetivo de otimizar os espaços das arenas multiuso no Brasil, integrando o desafio da corrida e atividades de lazer e entretenimento num ambiente com toda a emoção do futebol. Em sua estreia, o circuito passou pelo Estádio Nacional Mané Garrincha (15/11), a Itaipava Arena Pernambuco (7/12) e a Arena Pantanal (21/12).

Além dos percursos inusitados, com 7 km entre túneis, rampas, arquibancadas, gramado e o entorno dos estádios, o Cross Urbano CAIXA também teve como destaque a largada em ondas, ainda pouco difundida no Brasil. Os participantes são divididos em baterias de até 250 integrantes, de acordo com a faixa etária, largando em intervalos de 10 a 15 minutos. Sem premiação geral, os três primeiros colocados em cada bateria, nas categorias masculina e feminina, recebem troféus.

O evento ainda colocou a tecnologia a serviço dos atletas e do público. Com sete câmeras e drones, realizou a transmissão online das corridas tanto para a torcida nos estádios, por meio dos telões, como para os internautas, via site oficial, www.crossurbanocaixa.com.br. No Mané Garrincha, em Brasília, quem foi assistir à prova ainda pôde participar de atividades promovidas pelo SESC DF, incluindo slackline, cama elástica e aula de zumba, como parte do projeto Move Brasil, que pretende tirar o máximo de brasileiros do sedentarismo até 2016.

Prestígio - Não foram só os atletas amadores que fizeram a festa no Cross Urbano CAIXA. Em sua temporada de estreia, o evento atraiu nomes de destaque em outras modalidades, nas cidades por onde passou. No Mané Garrincha, o triatleta brasiliense Leandro Macedo, único brasileiro a vencer o circuito mundial de triatlo, dividiu espaço com a goiana Sul Rosa, tricampeã brasileira juvenil de corrida em montanha, além de Guilherme Pahl e Diana Nishimura, expoentes da corrida de aventura no Distrito Federal. Já a Itaipava Arena Pernambuco recebeu dois jogadores de futebol americano do Recife Mariners, Raphael Vaz e Danielle Varjal de Melo.

Expansão em 2015 - Com o sucesso da primeira temporada, o Cross Urbano CAIXA deve pular de três para seis etapas no próximo ano. "O objetivo é consolidar o conceito do circuito como um treino diferenciado para os atletas, e uma oportunidade para curtir os amigos em um ambiente agradável, com sombra, banheiros e toda a estrutura no padrão das arenas da Copa, arquibancadas e outras atrações paralelas", aponta Freddy Carvalho.


O Cross Urbano CAIXA é uma realização do SESC DF (em Brasília) e da AJR Eventos Esportivos, com patrocínio máster da CAIXA e apoio de Transamérica (em Brasília e Pernambuco), Itaipava Arena Pernambuco, Suco de Uva Terra Sol (em Pernambuco), Secopa-MT, Track&Field, Rede de Hotéis Mato Grosso e Hotel Mato Grosso Águas Quentes (em Cuiabá).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114